Pode comer banana 30 minutos antes do treino?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Em resumo, a banana é sim uma escolha inteligente de pré-treino, afinal, ela irá entregar disposição para um treino regular e ainda fornecerá diversos nutrientes e minerais para que seu corpo funcione de forma mais otimizada!

30 minutos

A banana trará energia para o atleta durante o treino. O recomendável é ingerir esse alimento até 30 minutos antes de começar as atividades da sua rotina de corrida. Quem optar por essa rotina terá mais resistência e o consumo da banana irá ajudar a reduzir as debilidades durante a corrida.

O que comer no pré-treino? Se você se exercita de manhã, é recomendável acordar o mais cedo possível para iniciar seu plano alimentar. Se você não puder fazer isso, consuma alimentos que sejam fonte de carboidratos, mas de fácil digestão (como uma banana), de 20 a 30 minutos antes de começar a se exercitar.

A banana é um alimento pré-treino que funciona como uma ótima fonte de carboidratos naturais, potássio e vitaminas. Ela fornece energia rápida devido aos açúcares naturais presentes, além de ajudar na prevenção de cãibras musculares durante o exercício.

30 a 60 minutos antes: carboidratos e um pouco de proteína
Essa só deve ser uma opção se você realmente não tiver tempo para comer antes, se seu objetivo é ganhar massa muscular ou estiver planejando um treino muito intenso.

Comer uma ou duas bananas antes do treino diário vai garantir a energia necessária por até 1 hora. Além disso, são ricas em minerais, vitaminas, e têm altas quantidades de potássio e baixo índice glicêmico, o que vai aumentar sua resistência e evitar cãibras musculares.

Alimentos como aveia, farelos, granola, vegetais folhosos e frutas (com casca e bagaço) devem ser evitados no cardápio do que comer antes de treinar.

Com o intuito de melhorar o desempenho e a performance nos exercícios, veja o que comer no pré-treino:

  1. Frutas in natura (banana e mamão);
  2. Pães integrais;
  3. Torradas com patê ou geleia;
  4. Aveia;
  5. Sucos naturais (sem açúcar);
  6. Tubérculos (batata-doce, inhame ou mandioca).

Independentemente da sua meta, uma refeição de 1 a 2 horas antes de treinar consumindo opções de massas e grãos integrais é o ideal. “Se a alimentação antes do treino for em menos tempo, a escolha de carboidratos de rápida absorção (os chamados 'brancos') é mais adequada”.

Cafeína, termogênicos e outros suplementos pré-treino
Mas eles podem ser indicados em alguns casos, segundo Costa. “Se a pessoa treina pela manhã e se sente muito cansada, pode incluir a cafeína, seja em forma de café mesmo ou suplemento.

Laranja. Frutas cítricas, como a laranja, também são ótimas para a alimentação pré-treino.

A combinação de beterraba com gengibre é uma ótima opção para ser utilizada como suco pré-treino. Isso porque a beterraba é uma ótima fonte de carboidratos e possui nitrato em sua composição, que auxilia na vasodilatação, proporcionando energia e maior oferta de oxigênio para os tecidos do organismo.