Pode colocar sal grosso no gelo?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Ao adicionar sal ao gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos cristais de gelo. Na Química este processo é fonte de estudo da Criometria. Ao adicionar sal ao gelo, a bebida congela mais rápido.

A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também).

Jogar sal no gelo faz com que ele derreta, porque a temperatura de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido) diminui. A temperatura de fusão da água é de 0°C, mas, quando se joga sal no gelo, a fusão ocorre a uma temperatura inferior a essa.

Uma boa técnica para manter as bebidas geladas é colocar sal no recipiente, sobre o gelo. Quando elas precisam ficar geladas por um longo período, despejar água e sal sobre o gelo as deixará ainda mais frias, mas o sal fará com que ele derreta.

Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).

O dermatologista Pablo de la Cueva disse ao El Español que “a pele pode sofrer danos de diferentes graus, desde pequenas irritações que a deixam vermelha e inflamada até feridas estruturais e necrose”. “Uma prática completamente desaconselhada”, alerta o médico.

O sal grosso é um cristal formado por duas partículas, uma positiva e outra negativa; e a combinação dessas duas partículas é responsável por proporcionar o equilíbrio energético, além disso, os cristais são capazes de emitir ondas eletromagnéticas que atuam diretamente na eliminação das energias ruins e negativas.

Por causa do sal, parte do gelo derrete deixando uma porção d'água em volta do palito. Como essa água continua em contato com o gelo, ela congela de novo cobrindo o palito com uma leve camada e, assim, prende o palito.

Coloque o gelo em um isopor, para cada saco de gelo, coloque 2 litros de água, meio kg de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor.

Como fazer pykrete, o gelo “eterno”
Primeiro, é preciso escolher o recipiente, e então cobrir o fundo com o algodão. Logo em seguida, acrescente a água até que o algodão fique bem encharcado. Feche o recipiente com a tampa e deixe no congelador até ficar rígido. Caso não tenha uma, vale cobrir com um plástico filme.

A química explica: o sal e o álcool fazem o gelo derreter mais rápido, em uma reação endotérmica, ou seja, que absorve calor.

Efeito Mpemba
Por isso, se você deseja fazer gelo mais rápido, ferva a água, espere esfriar um pouco e coloque nas forminhas. Em menos de 1 hora seu gelo estará pronto!