Pode beijar com dente estragado?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

A grande inimiga bucal também entra nessa lista. A bactéria é encontrada na placa dentária da pessoa infectada podendo ser transmitida através do beijo. Porém, estudos indicam que só é possível a transmissão de adulto para criança.

A cárie, por exemplo, é a desmineralização do dente pela ação dos ácidos do metabolismo de algumas bactérias. Mesmo que essas bactérias sejam transmitidas no beijo, se a pessoa mantiver uma boa higiene bucal, esses ácidos não vão ter chance (nem tempo) de causar cavidades.

Por mais que seja causada por bactérias, a inflamação na gengiva não é considerada uma doença contagiosa ou transmissível, seja por beijo ou por outra forma de transmissão.

Essa diminuição se dá pela ação de bactérias cariogênicas, que podem sim ser transmitidas por contato, como o beijo.

No entanto, ao contrário do que se era informado, a cárie não é transmissível.

Alimentos Ruins na prevenção da cárie
Como exemplo de alimentação danosa para os nossos dentes, temos os açúcares. O consumo frequente e em grande quantidade, sem a devida higienização, é extremamente prejudicial. Os carboidratos fermentáveis servem de substrato para as bactérias da cárie.

De acordo com a especialista, é muito difícil mensurar o tempo que a lesão cariosa leva para destruir o dente, pois existem muitos fatores que influenciam o avanço da infecção. Ainda assim, para que o dano se torne realmente considerável, o paciente costuma passar vários meses e até anos com o dente cariado.

Através do beijo pode-se transmitir ISTs bacterianas como sífilis e gonorreia, e também virais, como herpes e HPV.

Em um beijo apaixonado acontece a dilatação dos vasos sanguíneos para o cérebro receber mais oxigênio do que o normal. As bochechas ficam rosadas, o pulso acelera e nossa respiração fica descontrolada e intensa.

Acontece que mastigar alimentos consistentes e duros pode agredir mais a região inflamada. Por isso, quando souber do nascimento do dente do siso, procure ingerir comidas macias e pastosas, como purês, sopas, vitaminas e caldos.

Quem ainda não beijou está enquadrado em um grupo, criado pelos próprios adolescentes, do qual poucos gostam de fazer parte: o dos BVs (bocas virgens). Ser BV é nunca ter beijado de língua. E aqueles que já deram um beijo selinho (só com o toque dos lábios) não escapam da classificação.

Beijo francês: é o tradicional, famoso beijo de língua. Para quem não sabe, BV é a abreviação de boca-virgem, ou seja, a pessoa que nunca na vida beijou na boca, porém para perder o BV não é dando selinho em qualquer pessoa da família, senão qualquer um perderia o BV com 4 anos de idade.

Alimentos que podem causar cárie
Os alimentos cariogênicos são ricos em açúcar, como balas, bolos ou refrigerantes. Comidas pegajosas como doces, balas, biscoitos, bolachas, bolos, batata frita e outros salgadinhos que ficam presos aos dentes são os mais perigosos.

Algumas pessoas desenvolvem cárie mesmo escovando e cuidando bem dos dentes enquanto outras, menos rigorosas com a higiene bucal, não têm esse problema.