Para que serve o chá de maria milagrosa?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

É indicada para contusões, dores musculares ou na coluna, artrite, reumatismo, gota e inflamações em geral. Além de ser um excelente antisséptico, a planta é analgésica e cicatrizante, podendo ser aplicada em feridas e machucados, pois alivia a dor, limpa o local e promove a cicatrização de forma rápida.

Este medicamento e contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Contraindicado para gestante e lactante. Além dessas, também são contraindicadas a utilização em pele com feridas abertas.

Ação terapêutica: antiinflamatória, anti-artrítica, analgésica, tônica e anti-ulcerogênica. Para reumatismo, artrite reumatóide, gota, dores musculares e da coluna, prostatites, nevralgias e contusões e na cicatrização de feridas externas.

ERVA BALEEIRA (Varronia curassavica) – As principais propriedades da planta erva baleeira são anti-inflamatório, antisséptico, analgésico, cicatrizante, diurético e laxativo. ERVA CIDREIRA (Melissa officinalis) – utilizada como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante.

- Se utilizar a planta seca, basta uma colher de sobremesa para um copo americano ou uma xícara de chá. - Pode ser tomado 2 ou 3 vezes ao dia. Recomenda-se beber a última xícara ao se deitar. Erva-baleeira é indicada para dores musculares.

Pacientes podem ficar inseguros de consumir a Erva Baleeira devido a dúvidas se ela aumenta a pressão arterial, se baixa pressão; se faz mal para o fígado ou se faz mal para os rins. Não existem evidências consistentes que apontem que essa erva interfira na pressão ou atinja negativamente o fígado ou os rins.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres amamentando e grávidas sem orientação médica. 10. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipoglicêmicos e/ou hipertensos sem orientação médica.

Erva-baleeira age como anti-inflamatório e relaxante muscular.

O medicamento feito com óleo da erva baleeira se mostrou eficaz na cicatrização de feridas de portadores da diabetes – doença que gera altos índices de amputações de membros no país.

Para desinchar, o nutricionista recomenda um protocolo detox de três dias. Durante o período, é necessário buscar alimentos naturais, cortar açúcar e gordura e caprichar na ingestão de líquidos. O nutricionista critica métodos como restrição alimentar, jejum prolongado ou uso de medicamentos.

Algumas das espécies mais utilizadas são: Arnica: nome popular da espécie vegetal originária das montanhas da Europa e da Sibéria, utilizada há muitos séculos na medicina alternativa para o tratamento da dor e inflamação de diversas condições.

Arnica montana
As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas da arnica se explicam pela diminuição da atividade enzimática no processo inflamatório, além de diminuir edemas e manchas em casos de pancadas.

Posologia. Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia, uma de manhã e uma à noite.

Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

A erva-baleeira ajuda a evitar refluxo.

São elas a passiflora, a valeriana, camomila, erva cidreira, capim-limão, louro, oliveira, entre outras. Ervas, raízes, cereais ou frutas que possuem substâncias com propriedades antioxidante e vasodilatadora comprovadas melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão nas artérias.