Origem Do Mundo Critica Mostra Sp

Qual é a origem da quarta-feira

Na maior parte das outras línguas românicas, a sua origem são nomes de deuses pagãos romanos aos quais os dias eram dedicados, neste caso a quarta-feira era dedicada a divindade romana Mercúrio (este por sua vez inspirado no deus grego Hermes).

... Ler mais

Em que país foi criado o donut

De origem incerta, os famosos “donuts” surgiram através do termo inglês “doughnut”, que significa rosca frita em português. Dizem que as famosas rosquinhas tiveram origem no século XVI, preparadas por padeiros holandeses e levadas para a América do Norte pelos colonos.

... Ler mais

Qual o significado da palavra Marçal

Além da origem inglesa, Marçal (ou Marsal, em catalão) tem origem no latim Martialis, “marcial”, sendo usado inicialmente como prenome — como no caso de São Marçal, bispo católico que viveu na Gália do século 3. Por devoção ou por patronímico, algumas famílias adotaram Marçal como identificação.

... Ler mais

Qual é o significado do nome Marçal

Além da origem inglesa, Marçal (ou Marsal, em catalão) tem origem no latim Martialis, “marcial”, sendo usado inicialmente como prenome — como no caso de São Marçal, bispo católico que viveu na Gália do século 3. Por devoção ou por patronímico, algumas famílias adotaram Marçal como identificação.

... Ler mais

Qual é a origem da palavra quilombo

A palavra quilombo tem origem no idioma quimbundo ou kimbundo. Essa é uma língua africana, derivada do bantu (ou banto), falada principalmente pelos povos da região na qual fica atualmente Angola. Um dos significados originais do termo é: local de descanso ou local para acampamento.

... Ler mais

Qual a origem do carreteiro de charque

A origem desse prato é tão simples quanto o seu preparo. Os peões gaúchos que transportavam gado levavam charque para preparar as refeições, porque a carne dura bastante tempo e, como o arroz era abundante na região, eles resolveram juntar os dois ingredientes.

... Ler mais

Qual é a origem da palavra ética

Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter.

... Ler mais

Qual é a origem do cordel

De origem portuguesa, a literatura de cordel começou com o Trovadorismo medieval, por volta do século XII. Os trovadores cantavam e espalhavam histórias para a população que, na época, era em grande parte analfabeta, mas acabava tendo acesso às histórias por meio dessas canções.

... Ler mais

Qual é a origem da eletricidade

A eletricidade tem origem nas cargas elétricas, que são propriedades de partículas subatômicas, como os prótons e elétrons. Essas duas partículas apresentam a mesma quantidade de carga elétrica, cerca de 1,6.10-19 C, entretanto, possuem sinais opostos.

... Ler mais

Quando uma célula somática humana sofre mitose

Resposta. Explicação: Quando a célula sofre uma mitose, a célula mãe, da origem a duas células filhas. ou seja, uma célula se divide em duas, assim dando origem a outras células, com a mesma quantidade de cromossomos que a mesma (que nos seres humanos são 46 cromossomos). :3.

... Ler mais

Quantos tipos de mitologia existem

Os mitos são classificados de duas formas: mitos cosmogônicos e mitos de origem. Os primeiros estão relacionados a eventos que explicam o surgimento do universo, enquanto os mitos de origem explicam o surgimento de um local ou de uma tradição.

... Ler mais

Qual tipo de sangramento é mais grave

Normalmente, o sangue de origem arterial, possui grande pressão e é de tom vermelho vivo, por ser rico em oxigênio, portanto, é a forma mais grave de perda, necessitando de atendimento rápido. O sangue de origem venosa possui menor pressão e é de tom vermelho escuro, por ser pobre em oxigênio.

... Ler mais

Qual foi a origem do capitalismo

A origem do capitalismo está atrelada à decadência do feudalismo e, consequentemente, à ascensão de um modelo econômico baseado no acúmulo de capital privado. Nesse contexto, tornou-se fundamental o surgimento da burguesia, classe econômica formada por detentores de capital, como os comerciantes.

... Ler mais

Como é a religião evangélica

A religião evangélica é uma vertente da protestante. Gidalti Guedes: O segmento religioso que é conhecido hoje no Brasil como evangélico tem sua origem na tradição das igrejas herdeiras da reforma protestante. Essa reforma ocorreu no século XIV e deu origem a diversas vertentes da religião protestante.

... Ler mais

Qual é a origem de políticas públicas

De acordo com Souza, as políticas públicas como ferramenta do governo e do estado tem origem durante a guerra fria como forma de combater as consequências. Em 1948, a organização não-governamental por RAND Corporation, considerada a precursora do Think Tanks (tanque de pensamentos), financiadas com recurso público.

... Ler mais

Como o mito narra a origem de tudo

O mito narrava a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.

... Ler mais

Qual é a origem da palavra virtude

A virtude, tem origem na Grécia com a palavra areté, que também pode ser traduzida como excelência. Foi traduzida para o latim como virtus, que é a sua raíz em português. Vale salientar que nas culturas orientais a noção de virtude surgiu no séc. XX a.C. como a capacidade de realizar ou oferecer vida.

... Ler mais

Qual a origem do nome startup

Qual a origem do termo startup? A utilização do termo começou durante a crise das empresas ponto-com, entre 1996 e 2001. Na época, foi formada uma bolha especulativa caracterizada pela alta das ações das novas empresas de tecnologia da informação e comunicação alocadas no espaço da Internet.

... Ler mais

O que quer dizer a palavra fábulas na Bíblia

A palavra fábula tem origem no termo grego muthos (em português, mito), que deu origem à palavra mitologia, isto é, contos que parecem ser verdadeiros, mas são profanos, pois, apesar de bonitos e bem articulados, são ensinamentos contrários à verdade de Deus.

... Ler mais

Quem tem gota pode comer carne

Em pacientes com hiperuricemia ou gota, a restrição de purinas dietéticas deve se limitar às purinas de origem animal (carnes, miúdos, embutidos e frutos do mar), mas não às de origem vegetal.

... Ler mais