Onde Vem o milho da canjica?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Milho duro ou milho-canjica (zea mays indurata): essa variedade de milho, em geral, tem coloração branca ou vermelho-alaranjada, mas também existe nas cores roxa e vermelha, em especial, na região do México, de onde há registros do consumo de milho desde 9.000 anos atrás. Sua espiga é fina e alongada.

Do que é feita a canjica? Ela é preparada a partir de grãos de milho, brancos ou amarelos, mergulhados em um caldo de leite, leite de coco, canela, cravo e outras especiarias.

A canjica é de uma variedade de milho com os endospermas mais macios. É feita de uma variedade de milho branco e amarelo, também.

Milho canjica — O milho canjica é encontrado no mercado normalmente com grãos na cor branca, embora também em menor proporção na cor amarela. A canjica é obtida retirando-se o gérmen, usado na extração do óleo, e a película externa do grão.

MILHO BRANCO — O milho branco tem presença significativa no mercado brasileiro devido à demanda para fins culinários e gastronômicos, especialmente a elaboração de canjica e fubá. A produção é distribuída por todo o Brasil, com destaque para o Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

Segundo Mary Poll, em trabalho publicado na revista Pnas, os primeiros registros do cultivo do milho datam de há 7.300 anos, e foram encontrados em pequenas ilhas próximas ao litoral do México, no golfo do México. Seu nome, de origem indígena caribenha, significa “sustento da vida”.

A canjica é servida quente ou gelada. A canjica terá variação de cor de acordo com a época de colheita e seleção de milho, sendo a amarela muito utilizada no preparo de bolos e a branca para a tradicional canjica com leite.

A pipoca é colhida na orelha, onde toda a espiga de milho é cortada e armazenada de 8 a 12 meses, até que os níveis de umidade nos grãos alcancem níveis ideais para o estouro. Neste ponto, os grãos são tirados das espigas e classificados para eliminar aqueles que não tem boa formação.

Canjica é o nome dado a uma espécie de milho branco e também ao prato que é preparado com esse milho e outros ingredientes como leite ou leite de coco e açúcar. No nordeste, o prato recebe o nome de munguzá. Em Minas Gerais é também chamada de piruruca. No Rio de Janeiro é canjiquinha.

O munguzá (também chamado de mungunzá) é uma comida à base de milho que surgiu na África, mas que se popularizou bastante no Brasil. O prato tem várias versões, tanto doces, quanto salgadas, dependendo da região do país onde ele é preparado. Em alguns locais, é conhecido até como canjica.

milho

Entende-se por canjica de milho, os grãos ou pedaços de grãos de milho provenientes da espécie Zea mays, L. que apresentam ausência parcial ou total do germen, em função do processo de escarificação mecânica ou manual (degerminação).

As receitas feitas com o milho branco e o amarelo são nomeadas como canjica em muitos pontos do Brasil. No entanto, na região Nordeste, canjica é o prato feito somente com o milho-verde fresco, açúcar, leite de vaca e canela em pó, que pode ser servido frio ou quente.

5. Qual o melhor milho para fazer Canjica? É mais comum se utilizar o milho amarelo para fazermos a Canjica, porém nada impede que você prepare-a com o milho branco, a única diferença estará no nome do prato (Mungunzá, como é conhecido no Nordeste brasileiro).

Pegue as espigas de milho, retire todos os grãos com uma faca, não encoste no sabugo ao retirar os grãos, pois pode dar um sabor diferente. Após cortar todas as espigas, coloque os grãos no liquidificador e bata com a água. Em uma panela peneire, depois jogue o bagaço, pois não servirá mais.

Isso acontece porque o nosso corpo não produz uma enzima chamada celulase, que serviria para digerir a celulose presente em fibras vegetais. Esse é o principal motivo de vermos grãos como milho e ervilha, entre outros, presentes nas fezes. Mas isso não quer dizer que esses alimentos são inúteis, não.

Lave bem os grãos da canjica. Deixe os grãos de molho na água por 5 horas. Escorra a água e despeje a canjica em uma panela de pressão, cobrindo-a com água e deixando passar cerca de 3 dedos de água acima dos grãos.