Onde vai o sumário no trabalho?

Perguntado por: ngalvao . Última atualização: 16 de julho de 2023
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O sumário deve ser o último elemento pré-textual, ou seja, deve vir imediatamente antes do primeiro capítulo do trabalho. Os elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, resumo, listas de tabelas, figuras e abreviaturas) não devem ser registrados no sumário.

O sumário é o último elemento pré-textual do TCC. Ou seja, deve vir antes da introdução do trabalho. Deve conter um esquema para a subordinação dos itens que o compõem, tanto em relação à formatação, quanto em relação à numeração.

Apresentação: é o texto em que o autor apresenta a obra e a justificativa indicando a sua finalidade e as parcerias no trabalho, se houver. Deve aparecer antes do sumário e do prefácio.

Listas localizam-se imediatamente após o sumário, devem ser relacionadas na mesma sequência em que aparecem no texto, e recomenda-se que sejam feitas em separado.

Inserir um sumário

  1. Posicione o cursor onde você deseja adicionar o sumário.
  2. Acesse Referências > Sumário. e escolha um estilo automático.
  3. Se você fizer alterações no documento que afetam o sumário, atualize o sumário clicando com o botão direito no sumário e escolhendo Atualizar Campo.

Formatar o texto no sumário
Vá para Referências > Sumário > Inserir Sumário. Selecionar Modificar. Se o Modificar estiver acinzentado, mude Formatos para Do modelo. Na lista Estilos, clique no nível que você quer alterar e clique em Modificar.

Um bom trabalho escolar/acadêmico deve conter os seguintes elementos:

  • capa;
  • sumário;
  • introdução;
  • desenvolvimento do assunto;
  • conclusão;
  • bibliografia consultada.

É o último elemento pré-textual do TCC. Ou seja, deve vir antes da introdução do trabalho. Deve conter um esquema para a subordinação dos itens que o compõem, tanto em relação à formatação, quanto em relação à numeração.

⇨ A segunda folha, FOLHA DE ROSTO, é contada e não numerada. ⇨ A terceira folha, SUMÁRIO, é contada e não numerada. As páginas de CAPA, FOLHA DE ROSTO e SUMÁRIO = Elementos pré- textuais.

Conceito: o sumário é a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho, seguindo a mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. A construção do sumário é uma das últimas tarefas a serem feitas no trabalho.

Os agradecimentos aparecem em folha distinta após a dedicatória.

Sumário é a enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede e índice é uma enumeração detalhada, em ordem alfabética, dos nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., com a indicação de sua localização no texto (informação verbal, ...

Listas de ilustrações e tabelas
As listas, apresentada pela ordem das ilustrações ou tabelas inseridas no trabalho, deve conter: Designação de cada item por nome específico (seguido por travessão); Título; Número da página.

No sumário você terá todos os capítulos, seções e subseções enumeradas, seguida pelo título de cada capítulo ou seção e por fim o número da página onde cada uma se encontra. Para conhecer as regras da ABNT em relação ao sumário acesse sumário nas regras de ABNT.

Em primeiro lugar, há especificação certa do local da epígrafe: você deve escrevê-la na página seguinte à folha de aprovação ou imediatamente após a dedicatória e agradecimentos.

Sumário: estrutura
O sumário mostra como o trabalho foi estruturado, indicando as páginas de cada uma das suas partes. Lembrando que o número da página não deve ser impresso na folha do sumário. A impressão das páginas deve ser feita apenas a partir da introdução.