O que é um substantivo derivado e primitivo?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Os substantivos primitivos não são formados a partir de nenhuma palavra. Exemplos: chuva, mar, jornal. Os substantivos derivados são formados a partir de outras palavras. Exemplos: chuvisco, marítimo, jornalista.

As palavras que não são originárias de outras são classificadas como substantivos primitivos: casa, livro, folha, pedra, carta, dente, chuva, sapato.

Substantivo derivado é aquele que tem origem em outro substantivo.

Substantivo primitivo é um nome que independe da pré-existência de outro nome. É aquele que nasce primeiro. Por isso, não possui prefixo e nem sufixo, apenas radical. Já o substantivo derivado só existe a partir da existência de outro nome.

O substantivo primitivo diz respeito àquelas palavras que dão origem a outras e que foram constituídas a algum tempo atrás através de influências externas. Além do primitivo, existem mais outros tipos de substantivos e cada um deles diz respeito a classificações de palavras distintas.

Os substantivos derivados são substantivos formados a partir de outras palavras. Por exemplo, o substantivo florista é derivado, porque é formado a partir da palavra flor. Quando dizemos que um substantivo é derivado, estamos a classificá-lo considerando a sua formação.

Flor: floricultura. Portanto, os substantivo derivados de "flor" são: flora, floricultura, floreira, florido, florescente, etc.

Outros compostos que pertencem à mesma família de sacarídeos, como glicose, frutose, dextrose e polióis, também têm um sabor adocicado. Estes são produtos derivados do açúcar.

Como derivado de “peixe” pode-se citar “peixaria”, “peixada” e “peixinho”. Os substantivos derivados são as classes chamadas de substantivos que derivam de outras palavras. Como derivado de “peixe” pode-se citar “peixaria”, “peixada” e “peixinho”.

Por exemplo: casarão (derivado de casa), folhagem (derivado de folha) e arvoredo (derivado de árvore).

Exemplos de substantivos derivados para essas palavras são: Chuva – Chuvisco, Pedra – Pedregulho, Sapato – Sapateiro, Fruta – Frutaria , Tinta – Tinteiro, Terra – Terraço.

O substantivo “rosal” é derivado do substantivo primitivo “rosa”.