Onde tirar carteira de trabalho 2023?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Onde tirar carteira de trabalho?

  • Gerência Regional do Trabalho;
  • Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE);
  • Postos de atendimento e prestação de serviços ao cidadão;
  • Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Para obter o documento, basta ir ao local, na avenida Maruípe, 2.544, Itararé, levando apenas o CPF, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Não é preciso agendamento prévio. O procedimento leva alguns minutos e o morador recebe na hora o número do documento virtual, que é o mesmo do CPF.

Por determinação federal, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) agora é digital. Para ter acesso a este importante documento, também é possível solicitá- lo por meio do site do Poupatempo ou acessando o aplicativo Poupatempo Digital.

Para solicitar o serviço pelo Poupatempo, primeiro é preciso agendar pela internet pelo site do Poupatempo ou pelo aplicativo SP Serviços. A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado (Sert) oferece também nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs).

Sua carteira agora é digital, pela Internet. Na hora da contratação, basta informar o número do seu CPF. Acesse Portal Gov.br ou baixe o APP Carteira de trabalho digital.

Como fazer Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez? – É preciso baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Em seguida, criar a conta Gov.br para então liberar o acesso aos dados pessoais com o CPF. Após isso, o aplicativo criará a conta com os dados já cadastrados da Receita Federal.

O procedimento para emissão é simples e rápido. Além disso, o documento é gratuito e emitido na hora. Para solicitar o serviço, primeiro é necessário fazer um agendamento na internet diretamente pelo site do Poupatempo ou pelo aplicativo SP Serviços.

A partir de agora, a CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.

Sim. Basta baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou acessar por meio da web, no endereço https://www.gov.br/trabalho, clicar em “obter” e posteriormente “solicitar”, realizar a identificação e autenticação na plataforma do Governo Federal, devendo ser realizada somente pelo próprio interessado.

Primeiro passo: Qual a documentação necessária para o primeiro emprego? Os documentos necessários são: Carteira de trabalho. Identidade.

Para conseguir fazer a sua carteira de trabalho digital, você precisa, antes de mais nada, ter um cadastro no site do Governo Federal. Você deverá preencher o número do seu CPF e, em seguida, será solicitado o cadastro de uma senha.

Assinatura digital
É simples, no momento em que o empregador lança a nova admissão no eSocial, esse feito já vale como uma “assinatura da carteira”, não sendo necessário assinar fisicamente o documento. E por meio do seu aplicativo, o trabalhador já consegue visualizar o seu novo contrato de trabalho.

15 dias

Ao requerente será informado um telefone de contato para verificar se a carteira de trabalho está pronta. Caso esteja, é necessário ir até a agência para retirar o documento. O prazo é de, no máximo, 15 dias úteis. Pela internet, o cidadão informa nome, CPF, data de nascimento e e-mail.

Você poderá fazê-lo em um dos Postos da Rede de Atendimento, ou pelo Portal Emprega Brasil – empregabrasil.mte.gov.br.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail trabalho.sp@mte.gov.br e também pelo telefone 158. Na Capital, a prefeitura de São Paulo também orienta pelo telefone 156 e se necessário agenda para atendimento nos CATEs (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo).

Carteira de Trabalho em papel
Para obtê-la, é necessário encaminhar o pedido de agendamento por e-mail, de acordo com o estado onde reside. O e-mail é trabalho. (uf)@economia.gov.br - trocando (uf) pela sigla do estado. Em São Paulo, por exemplo, o e-mail é trabalho.sp@economia.gov.br.