Onde são encontrados os eosinófilos?

Perguntado por: lornelas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os eosinófilos estão presentes predominantemente no sangue periférico e têm função importante na medição de processos inflamatórios associados à alergia, à defesa contra parasitas metazoários helmínticos, em certos distúrbios cutâneos alérgicos e neoplásicos.

Os eosinófilos são especialmente importantes na defesa contra as infecções parasitárias. Entretanto, embora a eosinofilia normalmente acompanha infecções helmínticas e eosinófilos sejam tóxicos a helmintos in vitro, não há nenhuma evidência direta de que eles eliminam parasitos in vivo.

Os eosinófilos são um tipo de glóbulos brancos que destroem substâncias e micro-organismos em nosso corpo e participam de reações alérgicas.

Os eosinófilos (ou Granulócitos eosinófilos) são células sanguíneas que se desenvolvem na medula óssea e são responsáveis pela defesa do organismo contra parasitas e agentes infecciosos. Também participam dos processos inflamatórios em doenças alérgicas e asma.

Os eosinófilos, que têm o núcleo caracteristicamente bilobulado, são assim denominados porque têm, em seu citoplasma, grânulos grandes, corados por eosina. Quando os eosinófilos são observados em microscópio eletrônico, pode-se identificar um corpo cristalino ou cristaloide no centro dos grânulos.

Infecções por parasitas – a infecção por parasitas representa um dos principais motivos de eosinofilia, sobretudo quando a infestação começa nos pulmões, por exemplo, por Ancylostoma duodenale, Ascaris lumbricoides, Necator americanus ou Strongyloides stercoralis.

Os helmintos (vermes) são os grandes determinantes de eosinofilia no hemograma, enquanto que os protozoários não desencadeiam eosinofilia.

Número alto de eosinófilos. As causas mais comuns de um número alto de eosinófilos (chamado eosinofilia ou hipereosinofilia) são: Distúrbios alérgicos. Infecções por parasitas.

Os neutrófilos são o tipo mais comum e realizam fagocitose. Os eosinófilos, por sua vez, são amplamente observados em casos de alergia e também apresentam capacidade de fagocitose. Já os basófilos estão relacionados com a produção de substâncias que impedem a coagulação do sangue e aumentam a dilatação dos vasos.

Basófilos – São células que apresentam grânulos maiores que os dos neutrófilos e eosinófilos e núcleo grande e de formato irregular que lembra a letra “S”. Sua função é liberar histamina e heparina, funcionando, respectivamente, em respostas alérgicas e evitando a coagulação do sangue.