O que pode ser confundido com a leucemia?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Leucemia e mielofibrose são duas neoplasias que possuem diversas diferenças por conta das características genéticas de cada uma delas. Inclusive, há diferenças significativas entre os pacientes da mesma patologia. Ou seja, nem sempre duas pessoas com mielofibrose, por exemplo, têm a doença com aspectos idênticos.

Com o passar do tempo, a destruição da medula pelos leucócitos doentes começa a impedir a produção de hemácias no sangue, provocando a anemia. Normalmente, se identifica primeiro a anemia e depois, a partir de diversos exames, pode-se chegar ao diagnóstico de leucemia.

A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças.

Nos casos positivos de leucemia, o resultado do hemograma apresenta alterações na contagem de plaquetas e valores dos glóbulos brancos e vermelhos. No entanto, outras análises laboratoriais como exames de bioquímica e coagulação devem ser realizados para confirmar tal alteração.

Para hematologistas com grande experiência pode ser possível diagnosticar uma leucemia mieloide crônica (LMC) ou uma leucemia linfoide crônica (LLC) somente com o hemograma. Entretanto, de qualquer forma, é essencial que os exames complementares, como o mielograma, sejam realizados para estudar a medula óssea.

Um hemograma com níveis baixos de hemoglobina (<12g/dl), baixa contagem de plaquetas (< 100.000/uL) e presença de blastos é sugestivo de leucemia aguda.

A leucemia é um câncer que pode apresentar uma ampla gama de sintomas. Um dos sintomas mais comuns a serem observados em crianças e adultos é a dor nos ossos e nas articulações.

Pulmões, Coração e Fígado
Os cânceres do sangue podem formar metástases e afetar os pulmões e o coração. Isso é raro, mas pode acontecer. A leucemia também pode se espalhar para o fígado, que fica aumentado e sensível à medida que as células leucêmicas se acumulam.

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) lista, entre os principais sinais da doença, os sete primeiros sintomas de leucemia:

  1. Fraqueza.
  2. Sangramentos.
  3. Manchas roxas no corpo.
  4. Dores nas pernas.
  5. Febre.
  6. Gânglios aumentados.
  7. Dor e aumento na região esquerda do corpo (baço)

Aproximadamente 30% dos pacientes com SMD podem evoluir para leucemia mieloide aguda (LMA), um tipo de câncer no sangue ainda mais agressivo. Por isso, as SMDs podem ser conhecidas como “pré-leucemia”.