Qual a origem da Eosinofilo?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Os eosinófilos têm origem na medula óssea, conforme a evolução adiante assi nalada: eosinoblastos, mielócitos eosinó filos, metamielócitos eosinófilos e elemen tos encontráveis no sangue periférico.

Os eosinófilos são formados na medula óssea, sendo a célula precursora a mesma dos basófilos e no início de seu desenvolvimento também expressam o antígeno CD34+. Estas células CD34+ (células progenitoras pluripotentes) inicialmente sob ação da IL-3, IL-5 e GM-CSF vão se diferenciando.

1-Proliferação - os eosinófilos se desenvolvem na medula óssea, por estímulo da IL-3, IL-5 e GM-CSF sobre as células progenitoras.

Infecções por parasitas – a infecção por parasitas representa um dos principais motivos de eosinofilia, sobretudo quando a infestação começa nos pulmões, por exemplo, por Ancylostoma duodenale, Ascaris lumbricoides, Necator americanus ou Strongyloides stercoralis.

Os eosinófilos são especialmente importantes na defesa contra as infecções parasitárias. Entretanto, embora a eosinofilia normalmente acompanha infecções helmínticas e eosinófilos sejam tóxicos a helmintos in vitro, não há nenhuma evidência direta de que eles eliminam parasitos in vivo.

Os eosinófilos são um tipo de glóbulos brancos que destroem substâncias e micro-organismos em nosso corpo e participam de reações alérgicas.

Os basófilos são os glóbulos brancos menos abundantes, encontrados principalmente na circulação, representando menos de 1% dos leucócitos no sangue. Eles são gerados a partir dos progenitores mielóides, a partir da linhagem dos granulócitos-monócitos na medula óssea e povoam a periferia como células totalmente maduras.

  • Neutrófilos.
  • Eosinófilos.
  • Basófilos.

Seu núcleo é geralmente bilobulado e apresenta cromatina condensada enquanto que seu citoplasma possui retículo endoplasmático, mitocôndrias e complexo de Golgi pouco desenvolvidos e uma grande quantidade de grânulos específicos que chegam a preencher cerca de um quinto do volume citoplasmático.

Quais são os sintomas? Os sintomas de eosinofilia são a causa da doença. Por exemplo, quando a eosinofilia aparece os sintomas da asma incluem tosse, falta de ar e sibilância (chiado) no peito. Infecções parasitárias podem causar dor abdominal, diarréia, febre, tosse e erupções cutâneas.

A eosinofilia é caracterizada pelo aumento de eosinófilos, que são uma espécie de glóbulos brancos que afetam micro-organismos em combate a infecções por quadros como os de reações alérgicas, por exemplo. Eosinofilia é uma ocorrência bastante comum em resposta a infecções por parasitas ou alergias.

Tabela 1: medicações que podem causar eosinofilia

Beta-lactâmicosRanitidinaFenitoína
AINEAlopurinolHctz
SulfaAspirinaAnti-Retrovirais

Nas infecções parasitárias, a eosinofilia costuma ser constante e proporcional à infestação. Existe aumento de eosinófilos em infecções por helmintos e protozoários. Existem graus diferentes de eosinofilia, dependendo do agente etiológico, do nível de infestação e da fase em que se encontra a patologia.

Número alto de eosinófilos. As causas mais comuns de um número alto de eosinófilos (chamado eosinofilia ou hipereosinofilia) são: Distúrbios alérgicos. Infecções por parasitas.

Os eosinófilos (Eos) são granulócitos ativados durante as respostas imunes do tipo 2. Participam da defesa do hospedeiro contra helmintos e também das doenças alérgicas. Porém, pouco se sabe sobre a função dos Eos residentes na ausência de um estímulo inflamatório.