Onde predomina o planalto?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 13 votos

Planalto Brasileiro ou Planalto Central do Brasil é a denominação habitual da região que se estende pelo Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas. Destacam-se o Planalto Central Brasileiro, Centro Sul de Minas, Planalto da Amazônia Oriental e os planaltos da Bacia do Parnaíba e da Bacia do Paraná.

Também chamados de platôs, os planaltos são terrenos elevados e planos, com altitudes variáveis e onde predomina o desgaste erosivo.

planalto central brasileiro

O planalto central brasileiro é uma grande área plana e alta (platô) que está localizada em diversos estados brasileiros.

Tendo sido feita uma nova classificação do relevo, e corresponde uma nova análise da estrutura geológica brasileira. As novas 28 unidades do relevo brasileiro foram divididas em onze planaltos, seis planícies e onze depressões.

No Brasil, são exemplos o Planalto Central Brasileiro, o Planalto Centro-Sul Mineiro, os planaltos da Região Amazônica e os planaltos da bacia sedimentar do Paraná.

planaltos

O relevo brasileiro é caraterizado por baixas e médias altitudes. As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões (formações de origem cristalina e sedimentar).

Planalto Brasileiro
Segundo a classificação do geógrafo Aziz Ab'Saber1, cerca de 75% do território nacional é ocupado por planaltos. Os mais conhecidos são: Planalto Central, Planalto das Guianas, Planalto Nordestino, Planalto Maranhão-Piauí, Planalto Leste-Sudeste e Planalto Meridional.

O relevo da região Sudeste é bem variado: por um lado, encontramos superfícies elevadas, como as serras da Mantiqueira, da Canastra e do Mar; e por outro, planícies costeiras, largas, que formam amplas baixadas litorâneas. No que se refere ao clima, a região apresenta vários tipos.

Os principais tipos de planaltos são:

  • Sedimentares: formados por rochas sedimentares;
  • Cristalinos: formados por rochas metamórficas e magmáticas originadas do desgaste de montanhas;
  • Basálticos: formados por rochas provenientes de erupções vulcânicas.

O Planalto do Tibet (Chang Tang), situado no Sudoeste da China, na Ásia Central, é o maior planalto do mundo, com cerca de 4500 metros de altitude.

Os mais extensos planaltos brasileiros são os planaltos e chapadas das Bacia do Paraná, planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba, e planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste.

Ao longo do tempo, o território brasileiro sofreu a influência diminuta do tectonismo, que é um fator que explica a ocorrência de algumas altas altitudes, embora predominem no país formas de médias e baixas altitudes.

Planalto do Tibete

O Planalto do Tibete, localizado na China, é considerado o maior planalto do mundo. Encontra-se a mais de 4000 metros de altitude.

As formas de relevo são montanhas, planaltos, planícies e depressões. Elas representam o conjunto de formações geomorfológicas existentes na superfície terrestre. As formas de relevo são classificadas em montanhas, planaltos, planícies e depressões.