Qual é o tipo de planalto com topo plano?

Perguntado por: eribeiro9 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 15 votos

As chapadas e os tabuleiros são relevos de topo plano formados em rochas sedimentares, normalmente limitados por bordas com inclinações variadas. As chapadas estão situadas em altitudes medianas a elevadas. São exemplos no Brasil a Chapada Diamantina, as chapadas dos Guimarães e dos Parecis.

Nos planaltos, também, se encontram serras (elevações de topo plano), escarpas e chapadas, também conhecidas como platôs.

Chapada – tipo de planalto cujo topo é aplainado e as encostas são escarpadas. Também é conhecido como planalto tabular.

Podemos classificar os planaltos em três tipos:

  • planaltos formados por rochas de origem sedimentar (sedimentares);
  • planaltos formados a partir de uma rocha de origem vulcânica (basálticos);
  • planaltos formados por rochas de origem metamórfica e magmática (cristalinos).

Os mais conhecidos são: Planalto Central, Planalto das Guianas, Planalto Nordestino, Planalto Maranhão-Piauí, Planalto Leste-Sudeste e Planalto Meridional.

Planaltos: formações caracterizadas pela forma plana no topo e íngreme nas laterais. Eles são transformados prioritariamente pelos agentes externos do relevo que esculpem as suas feições. Tal ação resulta em formas como as chapadas e as mesas. Os planaltos apresentam uma elevada altitude.

As formas de relevo são montanhas, planaltos, planícies e depressões. Elas representam o conjunto de formações geomorfológicas existentes na superfície terrestre. As formas de relevo são classificadas em montanhas, planaltos, planícies e depressões.

As principais formas que o relevo se apresenta são: planaltos, planícies, depressões e montanhas.

Planaltos cristalinos: são formados por rochas metamórficas e ígneas intrusivas (que se formaram abaixo da superfície). Esse tipo de planalto é resultante da decomposição de antigas montanhas que foram desgastadas pelos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo.

Planícies

  • Planícies aluviais ou fluviais: são formadas pelo depósito de sedimentos transportados por rios.
  • Planícies lacustres: são formadas quando há acúmulo de sedimentos em lagos.
  • Planícies costeiras: são formadas pelo transporte de sedimentos por meio de águas marinhas.

Tipos de relevo
A partir da análise do modelado terrestre, é possível fazer a identificação de quatro formas principais. São elas: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Tipos de Planalto
Planalto Sedimentar: formados por rochas sedimentares. Planalto Cristalino: formados por rochas cristalinas.

Planaltos sedimentares: são planaltos de origem sedimentar. Formam-se a partir de uma rocha sedimentar que sofreu soerguimento por meio de agentes endógenos de transformação do relevo (como o tectonismo). 2. Planaltos basálticos: são planaltos de origem vulcânica.

Por ser um planalto, o relevo dessa região é plano e alto, com altitudes que variam de 300 a 1650 metros, sendo que o ponto mais alto é a Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, que apresenta altitude máxima de 1650 metros.