Onde o Bolsonaro perdeu no primeiro turno?

Perguntado por: udias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 20 votos

Partido não perdeu votos em nenhum Estado em relação à última eleição; atual presidente perdeu principalmente no Sudeste. A diferença no 1º turno das eleições do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi de 6,2 milhões de votos.

Em relação aos estados em que saiu vitorioso no primeiro turno de 2018, Bolsonaro perdeu também no Amapá, Tocantins e Amazonas.

No entanto, uma virada entre as duas etapas nunca foi verificada nas eleições presidenciais. Segundo levantamento realizado pelo Poder360 com os resultados do 1º e do 2º turno das eleições para a Presidência da República desde a redemocratização, quem venceu no 1º turno sempre levou o pleito.

1998 (1º turno):
Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - 53.06% Lula (PT) - 31,71%

  • Curitiba e Região Paraná Curitiba e Região.
  • Campos Gerais e Sul Paraná Campos Gerais e Sul.
  • Norte e Noroeste Paraná Norte e Noroeste.
  • Oeste e Sudoeste Paraná Oeste e Sudoeste.

Venceu a eleição presidencial de 2002, derrotando José Serra no segundo turno. Na eleição de 2006, foi reeleito ao superar Geraldo Alckmin no segundo turno.

Votação Geral
No primeiro turno, o ex-presidente Lula foi o mais votado, com 48,43% dos votos válidos, o que totaliza mais de 57,2 milhões de brasileiros. Bolsonaro veio logo atrás com 43,2%.

Confira alguns dos países onde Lula venceu para presidente no primeiro turno: Relembre os países onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu no primeiro turno: África do Sul - Cidade do Cabo, Alemanha - com 1766 votos, contra 795 de Bolsonaro, na cidade de Frankfurt; em Munique ele também ganhou.

A vitória do ex-presidente está concentrada no Nordeste - ele venceu em todos os Estados dessa região. Bolsonaro teve mais votos no Distrito Federal e em 12 Estados, sobretudo no Sul e no Centro-Oeste.

Bolsonaro perdeu mais votos no Sudeste. Só no Rio de Janeiro foram 276 mil. Em São Paulo, foram 138 mil a menos. Minas Gerais contribuiu com uma redução de 69.000 votos.

Seu governo também ficou conhecido pelo maior programa de privatização da história (402 bilhões em privatizações, concessões e desestatizações), pela Reforma da Previdência, pela retomada da malha ferroviária com o programa Pró-Trilhos, a política contínua de redução e zeramento de impostos, pela independência do Banco ...