Onde moro ou aonde moro?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência. Ao gravar essa norma, as suas chances de aplicar o termo correto são altas.

Onde significa “em que lugar” e deve ser usado quando o verbo da frase sugerir permanência (está onde). Aonde é sinônimo de “para que lugar” (a + onde). Assim, deve ser usado quando o verbo da frase sugerir movimento (vai aonde).

– Se há dois verbos na frase que pedem coisas diferentes, não dá para usar nem “aonde”, nem “onde”. Exemplo: “Vou aonde você está” ou “Vou onde você está”. Os verbos “ir” e “estar” exigem construção diferente (um indica movimento e outro permanência). Além disso, o verbo “estar” não admite a preposição “a”.

A diferença dos dois termos está justamente na sua condição de lugar fixo ou de ação continua: Onde: deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de lugar estático, permanente, fixo. Aonde deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de destino, movimento, ação continua.

A forma correta da escrita é: "Onde eu queria estar".

Onde: indica o lugar em que algo ou alguém está e deve ser utilizado para expressar ideia de lugar, de permanência.

O uso do Onde na Redação
Poderíamos usar, também, o em que ou na qual sem problema algum, já que se equivalem quando o antecedente é lugar.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

Onde pode se referir a locais específicos ou substituir a expressão em que. A palavra está ligada a verbos que dão o sentido de permanência. Aonde está relacionada a verbos que possuem a ideia de movimento ou aproximação. O advérbio é utilizado como a junção da proposição a + onde.