Como se escreve Desejo a você?

Perguntado por: imuniz7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

A forma correta de escrita é a você, sem acento indicador de crase. A construção à você, com acento indicador de crase, está errada.

A você x À você
O pronome você aceita preposição preposta, mas não pode ser precedido por artigo. Logo, não temos um caso de crase. ex¹: Desejo um ótimo dia a você. ex²: Pedi a você para fazer o trabalho.

Você é um pronome pessoal de tratamento. Refere-se à segunda pessoa do discurso, mas, por ser pronome de tratamento, é empregado na terceira pessoa (como "ele" ou "ela").

Para você é a versão mais formal da expressão, sendo justamente a forma recomendável de uso por poder estar correta em todas as situações, podendo ser utilizada desde documentos e apresentações até conversas no meio virtual.

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”. Observe: Certo: Eu pedi a ela que me esperasse para irmos embora juntos.

Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova. – Todos os trabalhadores foram à reunião após o expediente. Quando nos referimos ao objeto indireto ou complemento nominal.

A forma desejo-tepode ser [masculino singular de desejo] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de desejar] .

O correto é A VOCÊ, sem o acento grave no "A". Este acento indicaria a existência de crase, se houvesse.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

graças a você [exemplo]
thanks to you [ex.]

A crase não deve ser empregada junto a pronomes pessoais. Os pronomes pessoais são aqueles que apontam para as pessoas do discurso ou a elas se referem. Eles podem ser pessoais do caso reto (eu, tu, ele e etc.)

103. A dúvida é: A nossa reivindicação é igual a ou à dos aposentados? A resposta é: A nossa reivindicação é igual à dos aposentados. Devemos usar o acento grave indicativo da crase sempre que ocorre a fusão de duas vogais iguais.

Desejo o mesmo a você e sua família.

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

5 dicas simples sobre o uso da crase

  1. Apenas antes de palavras femininas. ...
  2. Em expressões que indiquem hora. ...
  3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  4. Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  5. Casos em que a crase é opcional.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.