Sou grata a Deus ou a Deus?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

A forma correta de escrita da expressão é a Deus, sem acento indicador de crase. A expressão à Deus, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes da palavra Deus porque Deus é um substantivo masculino e nunca ocorre crase antes de substantivos masculinos.

A forma correta de escrita de expressão é Graças a Deus, sem acento indicador de crase. Graças a Deus é uma expressão usada para demonstrar agradecimento, gratidão e alívio em relação a algo que poderia ter sido ruim, mas que não trouxe consequências negativas: Graças a Deus estão todos bem!

Agradeço à, com acento indicativo de crase, é usado para indicar que se agradece a alguém: Agradeço à professora. Agradeço à diretora. Agradeço à senhora Luísa.

Neste caso, escreve-se com o acento indicativo de crase: Disse à minha mãe que voltaria cedo. Conclusão sabida e regra repetida: o uso da crase antes do pronome possessivo é facultativo. Quer dizer, pode-se omitir o acento que não fica errado.

Significado de Graças a Deus
interjeição Expressão que exalta Deus em agradecimento a algum acontecimento positivo: fui eleito graças a Deus e ao carinho do povo.

Pela sua vida
Ele te deu a opção de escolher o seu caminho, trilhar sua própria jornada, e, ainda assim, te dar atenção especial durante todo esse tempo. A vida, por si só, é um dos milagres de Deus, e nós devemos agradecer por ela todos os dias, ao acordarmos e ao irmos dormir.

Como adjetiva, pois, a forma deve concordar com o gênero de quem emite a mensagem: homem agradece com obrigado, pois está grato; mulher agradece com obrigada, pois está grata.

Significado de Grata
adjetivo Que está agradecida; que expressa ou sente gratidão; grato: sou muito grata pela sua visita.

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase, como em "bom dia a todos". A locução à todos, com o acento, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Em ambos os casos a assembleia responde em uníssono: "Graças a Deus", sem a forma verbal damos ou dêmos que poderia lá estar, mas não está. As propostas e respostas aclamativas são sempre simples e reduzidas ao mínimo de palavras, para facilitar a sua memorização e proposição: "Palavra do Senhor" _ "Graças a Deus".

O que caracteriza a glória de Deus é a Sua presença carregada de bondade, graça e compaixão (Ex 33,19). O NT confirma o uso da palavra kabod, glória, tal como no AT. A glória de Deus também se manifesta em Jesus (2Co 4,6), e o testemunho da Igreja Primitiva é que Ele é o Senhor da Glória (1Co 2,8).

A graça de Deus: uma lição de amor
Ou seja, tudo o que Deus fez para o nosso bem, o fez essencialmente por Sua graça; e a forma como Ele se relaciona conosco é baseada em Sua graça.