Onde cai o dinheiro do cheque especial?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

O valor disponível no cheque especial pode ser sacado com o cartão de débito da conta-corrente ou então transferido para qualquer conta bancária via DOC ou TED – da mesma ou de diferente titularidade – após usar a linha de crédito a sua conta ficará negativa (no vermelho) e os juros serão computados até a data de ...

Durante o período em que for utilizado, o Cheque Especial está sujeito a cobrança de juros e IOF, mas você pode ficar tranquilo sabendo que as informações de saldo, limite e valores a serem cobrados estarão disponíveis no extrato de sua conta corrente.

Como faço para sacar o limite do cheque especial? Você pode sacar esse valor com seu cartão de débito ou então mandar para outra instituição via transferência bancária. É importante reforçar que após fazer essa retirada sua conta fica negativa e os juros começam a contar até a data do pagamento.

Como pagar cheque especial
Para quitar a dívida, basta depositar o valor necessário para cobrir a dívida na própria conta corrente. Se a dívida for grande demais, no entanto, o ideal é negociar o pagamento com o banco. O parcelamento pode ser uma opção na hora da negociação.

180 dias

Caso o valor depositado seja menor que o devido, é cobrado juros somente sobre o valor restante. Lembrando que o limite fica disponível pelo prazo de 180 dias e os juros são debitados no primeiro dia útil de cada mês.

O banco pode impedir o uso do cartão de crédito
O que geralmente ocorre quando a pessoa tem o nome sujo é que ela não consegue mais solicitar um novo cartão de crédito em outras operadoras e também pode ter o cheque especial do seu banco bloqueado.

O limite da conta é um limite de crédito que fica disponível na sua conta corrente para você usar em imprevistos, quando não tiver saldo em conta. O valor disponível é calculado mensalmente e pode variar, de acordo com as suas condições de crédito. Você paga juros e encargos proporcionalmente ao valor que usar.

O cheque especial pode ser uma solução temporária para momentos de emergência ou imprevistos financeiros, mas o uso excessivo dessa modalidade de crédito pode levar à acumulação de dívidas e riscos de inadimplência.

Quais bancos digitais oferecem cheque especial? Atualmente, a maioria dos bancos digitais oferecem o cheque especial para seus clientes mais ativos. Alguns desses bancos são: C6 Banco; Itaú; BTG+; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Banco Pan; Agibank.

O banco só pode descontar valores da sua conta com a sua devida autorização prévia por escrito, sendo assim, caso algo aconteça, entre em contato com o gerente ou o Procon.

Altos juros cobrados: Enquanto o consumidor não depositar os valores utilizados na sua conta corrente e cobrir o saldo devedor do cheque especial, os juros ficarão correndo, aumentando o valor da dívida de forma perigosa.

O saque emergencial do seu cheque especial poderá ser feito em qualquer caixa eletrônico, ele funciona do mesmo modo de como você faz para sacar do seu limite normal, basta utilizar o cartão de débito na boca do caixa.

A taxa atual equivale a um juro médio de 142,47% ao ano para o crédito para pessoa física. Já no cheque especial, o juro médio praticado pelos grandes bancos também seguiu em linha com janeiro, em 7,96% ao mês, o equivalente a 150,56% no ano.

Ao contrário do que muitos pensam, o cheque especial não é uma espécie de cheque, mas sim um limite de crédito pré-aprovado oferecido pelos bancos a seus clientes e que fica disponível em sua conta para o caso de uma situação de emergência. Assim, o risco de ter um pagamento recusado se torna menor.