O que vem depois do corretivo?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Make. Com o filtro solar já sequinho no seu rosto, você pode iniciar a etapa da maquiagem com um primer. A partir daí, a sequência padrão seria: base - corretivo - - iluminador - blush.

O corretivo entra em ação quando o rosto já está coberto pela base, justamente para dar o acabamento no que você acha que merece uma cobertura a mais, principalmente na região das olheiras. Aproveite e aplique o corretivo também sobre outras marquinhas que gostaria de disfarçar, como manchas e cicatrizes de acne.

Como primer foi aplicado anteriormente, o corretivo consegue fazer a cobertura de forma uniforme e sem craquelar, pois o primer de maquiagem geralmente deixa um efeito aveludado na pele, impossibilitando que a região das olheiras por exemplo fiquem com acúmulo de produto.

Conversamos com alguns maquiadores profissionais e a resposta foi unânime: o ideal é sempre usar o corretivo depois, uma vez que a base já apresenta o potencial de cobrir boa parte das imperfeições do rosto. Se você aplicar corretivo antes da base, vai acabar usando mais do que necessita.

Uniformizar o tom da pele
Você pode aplicá-lo nas regiões mais críticas ou onde a cobertura da base não atende a necessidade. Mas, lembre-se: ele nunca deve substituir a base, por ter uma textura mais densa, recomendamos fazer sua aplicação apenas em alguns locais específicos da face, depois a base.

Como dito acima, a resposta para a pergunta “o certo é passar corretivo antes ou depois da base?” é que não há uma única resposta correta. A ordem de aplicação do corretivo e da base depende de fatores como a textura e a cobertura do corretivo e da base, o tipo de pele do usuário e o efeito desejado.

A diferença é clara, a base é para utilizar em todo o rosto e o corretivo para utilizar em pontos do rosto que requerem um pouco mais de camuflagem e cobertura. Contudo, algumas pessoas ainda ficam na dúvida sobre passar corretivo antes ou depois da aplicação da base, e a resposta correta é: maquiagem não tem regras!

Qual a ordem para preparar a pele?

  1. 1 – Limpeza de pele. O primeiro passo é a limpeza de pele! ...
  2. 2 – Tonificação. A próxima dica é aplicar um tônico facial após lavar o rosto. ...
  3. 3 – Hidratação. Uma pele hidratada deixa a maquiagem mais bonita, não é mesmo? ...
  4. 4 – Protetor solar. ...
  5. 5 – Primer.

Traduzindo em etapas, fica assim, sempre: limpeza, tratamento, hidratação e proteção. Já traduzindo em produtos, fica: limpador, tônico, sérum, creme para os olhos, tratamentos localizados, hidratante, óleo (se você usa). E finalmente, protetor solar.

Confira a seguir:

  1. Limpeza. O primeiro passo para uma rotina de skincare simples é a limpeza. ...
  2. Esfoliação. A esfoliação é o segundo passo da rotina de skincare. ...
  3. Hidratação. Em uma rotina de skincare de dia e noite, é necessário incluir a hidratação. ...
  4. Proteção. A proteção da pele é o último passo da rotina de skincare.

Passar o pó facial para finalizar a maquiagem proporciona um efeito aveludado à pele e atua como um selador. A camada de pó sobre a superfície da pele cria uma barreira, evitando a transferência da base do rosto e permitindo uma maior durabilidade do produto na face.

Passo a passo para fixar a sombra nos olhos
Neste caso, você pode utilizar um primer de sombra. Com um pincel fofinho para os olhos ou com o dedo anelar, aplique o produto dando leves batidinhas, indo desde a raiz dos cílios superiores até abaixo das sobrancelhas, rente aos pelinhos.

1 apoio, suporte, sustento, sustentação, sustentáculo, escora, esteio, firmamento, pilar, eixo, assento, arrimo. Exemplo: A base da televisão não é forte o bastante, ela pode cair.

Uma região do rosto que podemos destacar com o uso do corretivo, é a região das sobrancelhas. Basta aplicar uma pequena quantidade e com leves batidas em volta da sobrancelha você terá um resultado instantâneo. O uso dos corretivos nessa região, ajuda a camuflar linhas de expressão, espinhas e até marcas no rosto.

Aplicação: Aplique o corretivo no formato de um triângulo invertido, ultrapassando a linha das olheiras. Espalhe com o dedo anular dando “batidinhas” leves para aquecer o produto e espalhá-lo com delicadeza. E não esqueça de aplicar também no canto interno dos olhos até o nariz.

Pode anotar: o corretivo pode ser usado quase que no rosto inteiro. Não como uma base, que cobre tudo da mesma maneira, mas pontualmente.