Pode bater o gel da babosa no liquidificador?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Técnica simples ajuda na cicatrização e hidratação da pele, mas pode provocar queimaduras. A receita de skincare é simples. Basta descascar a babosa, raspar o gel que tem dentro dela e bater com água no liquidificador.

Depois, basta colocar o gel no liquidificador, em uma proporção de 100 g de gel para 1 litro de água. Pode ser também adicionado 1 colher de mel de abelha e uma fruta como o limão ou laranja para melhorar o sabor. Bater no liquidificador e beber.

"Para realizar o preparo caseiro, corte folha em sua base e remova completamente toda área externa verde. O gel estará agora bem transparente e matem sua consistência natural gelatinosa. Corte em pedaços e bata em um mixer ou no liquidificador.

Para isso, basta abrir a folha da planta - com cuidado, já que as folhas de babosa têm pequenos espinhos - retirar o gel e bater no liquidificador com meio copo de água para a quantidade de gel retirada de cada folha. Essa é a utilização básica.

A parte utilizada da babosa para o cabelo é o gel de dentro das duas folhas, devendo-se ter atenção para não usar a a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos.

Além de repor vitaminas, minerais e aminoácidos, ao consumir o suco de babosa, você melhora o seu humor devido à presença da vitamina B12. Também é possível reduzir inflamações na pele – mesmo internamente – devido aos efeitos antioxidantes presentes na folha de babosa.

Maneira certa de conservar a babosa
“A maneira certa de armazenar, evitando problemas de má conservação, é bater o gel sobressalente no liquidificar para criar uma pasta homogênea e, então, guardar no congelador em fôrmas de gelo”, orienta a médica. Congelado, o gel da babosa dura até três meses.

Por conter propriedades antibióticas, a babosa pode ajudar no tratamento de gripes, resfriados, asma, bronquite e rinite.

Pode usar babosa no rosto? O especialista explicou que a babosa (ou aloe vera) pode, sim, ser aplicada no rosto na forma de fórmulas caseiras ou utilizando produtos prontos, que contenham esse ingrediente em suas composições.

Se você já tiver extraído o gel, vale utilizá-lo em seguida para que suas propriedades sejam mantidas. Se for armazenar no refrigerador, guarde em um pote fechado e pingue algumas gotas de limão (dependendo de como vai usar depois) — assim, ele não escurece. Contudo, fique de olho na textura, no aspecto e no cheiro.

A parte externa da babosa pode ser considerada venenosa. Ou seja, sua parte verde, que fica do lado de fora da folha. De forma que pode causar irritações se utilizada para aplicação na pele e complicações intestinais se for consumida.

Gel da planta pode ser ingerido após a retirada do líquido amarelo que sai das cascas. Conhecida também como Aloe Vera, a babosa é uma planta facilmente encontrada nos jardins e muito utilizada pela indústria de cosméticos como calmante e hidratante para a pele devido às propriedades cicatrizantes e antimicrobianas.

A receita é simples: mel e babosa batidos no liquidificador. Consumida, essa mistura ajudaria a minguar diversos males, entre eles o câncer. No entanto, vale conversar com o médico antes de aderir ao preparo, que pode oferecer enormes riscos. “A casca da babosa, por exemplo, tem substâncias purgativas“, alerta Rebeka.

Técnica simples ajuda na cicatrização e hidratação da pele, mas pode provocar queimaduras. A receita de skincare é simples. Basta descascar a babosa, raspar o gel que tem dentro dela e bater com água no liquidificador.