O que substitui o HTML?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Existem várias outras linguagens de marcação que são utilizadas em outros ambientes e contextos que não o web. Um grande exemplo é a linguagem XAML, uma linguagem de marcação baseada em XML criada e mantida pela Microsoft. XAML é utilizada em vários produtos da Microsoft, como por exemplo, o framework Xamarin.

O HTML5 é a versão mais recente do HTML e suporta novas funcionalidades de linguagem de marcação, como multimídia, novas tags, elementos e novas APIs. O HTML5 também suporta áudio e vídeo. HTML não oferece suporte nativo a áudio e vídeo.

A principal diferença entre XHTML e HTML, é que o primeiro é XML válido, enquanto o segundo possui uma sintaxe própria, mas ambos possuem sentido semântico. Para verificar se uma página foi construída corretamente no padrão XHTML, existem diversos validadores, como por exemplo: a W3C disponibiliza um validador online.

HTML: linguagem de marcação utilizada para estruturar os elementos da página, como parágrafos, links, títulos, tabelas, imagens e até vídeos. CSS: linguagem de estilos utilizada para definir cores, fontes, tamanhos, posicionamento e qualquer outro valor estético para os elementos da página.

O HTML é a base da programação (como se fosse o esqueleto o corpo) O CSS é o que dá estilo aos códigos (como se fosse a roupa que a pessoa utiliza) O Javascript é o que dá movimento e ação (como se fosse o espírito do corpo)

Então, é preciso primeiro entender que existem dois tipos de HTML tags: elementos bloco e elementos em linha. Os elementos em bloco são aqueles que usam todo o espaço disponível e iniciam uma nova linha no documento.

HTML5 é suportado por todos os principais navegadores, incluindo Chrome, Firefox, Safari, Opera, bem como iOS para navegadores Chrome e Safari e Android. Ele pode até funcionar com os navegadores mais antigos e menos populares, como o Internet Explorer.

Principais diferenças entre HTML e PHP
O fator chave ao discutir PHP ou HTML é que HTML é uma linguagem de front-end que roda no navegador, enquanto PHP é back-end e roda no servidor. PHP lida com a maneira como seu site funciona.

A grande diferença entre HTML e XML é que o HTML descreve a aparência e a ações em uma página na rede enquanto o XML não descreve nem aparência e ações, mas sim o que cada trecho de dados é ou representa ! Em outras palavras, o XML descreve o conteúdo do documento !

O XHTML também não agradou a comunidade de desenvolvedores por não atender a seus anseios de mudança. Então, algumas empresas e desenvolvedores criaram a Web Hypertext Application Technology Working Group (WHATWG), uma organização com foco no trabalho com formulários web e aplicações.

É usada para personalização visual de um site. Ou seja, elas servem para otimizar o conteúdo das páginas e permitir uma apresentação mais amigável para o usuário. Por essa razão, o CSS complementa o HTML, que tem como função apenas a estruturação e marcação dos principais componentes das páginas.

Com o JavaScript, você poderá realizar validações de formulários, manipular eventos, criar efeitos visuais, entre outras tarefas. No entanto, se você já possui conhecimentos básicos em HTML e está interessado em criar funcionalidades mais interativas desde o início, pode optar por aprender JavaScript primeiro.

O HTML não é considerado uma linguagem de programação, já que ele não pode criar funcionalidades dinâmicas. Ao invés disso, com o HTML, os usuários podem criar e estruturar seções, parágrafos e links usando elementos, tags e atributos. Confira abaixo alguns dos usos mais comuns para o HTML: Desenvolvimento web.

Como já foi dito, caso seu objetivo seja criar sites mais interativos, podendo evoluir até para algum framework de frontend como React, Vue ou Angular é sim necessário dominar e entender HTML e CSS, a vantagem seria que são duas ferramentas relativamente simples para compreender, então não demandará muito tempo (CSS é ...