O que é conversor binário?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Conversor de binário ou conversor de torque é um dispositivo usado para transferir a força de rotação de um elemento motor (motor térmico, eléctrico, etc) para um eixo de carga, ou movido.

Como funciona o conversor de torque? O conversor de torque é responsável por transmitir a força do motor para a caixa de transmissão. Isto se dá através de um sistema hidráulico, ou seja, funciona por meio de fluido. Com isso, a peça permite que o carro pare e ande sem um acionamento mecânico.

Caso o conversor de torque esteja com defeito, você ouvirá um estalo durante o engate, devido à quebra de sua engrenagem. A transmissão também pode demorar a engatar a marcha, devido a problemas de fluxo de fluido causados pelo conversor de torque. Passe por todas as marchas, incluindo a ré, sem mover o veículo.

Quais são os principais sinais de defeito no conversor de torque?

  • falhas na transmissão;
  • aparecimento de ruídos estranhos, como cliques e chiados;
  • trepidação ao dirigir;
  • falhas ao engatar o ponto morto;
  • superaquecimento do conversor, o que ocorre, geralmente, pelo nível baixo do nível de transmissão.

Todavia, carecia ainda de um conversor de torque que chegou no mercado em 1950, desenvolvido também pela General Motors. O Dynafflow foi o primeiro conversor de torque fluido produzido em grande escala.

O conversor de torque é acoplado ao volante do motor. Esse tipo de transmissão tem hoje, no Brasil, entre quatro e dez marchas. Um exemplo do primeiro grupo é o Toyota Etios. No segundo, estão o Chevrolet Camaro e o Ford Mustang.

Qual escolher: automático ou CVT? Ao mesmo tempo em que o CVT proporciona mais suavidade e funcionamento adequado ao motor, ele é mais lento em resposta do que o câmbio automático. Contudo, seu consumo de combustível tende a ser menor, especialmente no trânsito urbano.

No Brasil, geralmente ele é medido em kgf. m (quilograma força vezes metro). É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.

Conceitualmente falando, torque é trabalho. O trabalho de subir um aclive é o mesmo se feito por um carro de 50 cv ou outro de 500 cv. Ambos vão subir a ladeira, vão realizar o mesmo trabalho. Só que o mais potente fará o percurso em um tempo incomparavelmente menor, por ter mais potência.

Nos automóveis, o ponto em que valor total é alcançado geralmente fica entre 5.000 e 6.500 rpm. No Brasil, essa grandeza é medida em cavalos-vapor (cv).

Quanto mais distante a força aplicada estiver do eixo, maior será o torque. Nesse cálculo é importante observar o sinal da rotação produzida. Rotação no sentido anti-horário, o sinal é positivo; rotação no sentido horário, o sinal é negativo.

Dito de outro modo, o conversor de torque ajuda a impulsionar o motor quando ele ainda está em baixas rotações. A localização do conversor, por fim, se dá sempre entre o próprio propulsor e a caixa de câmbio. Ele conta com sua carcaça, com a bomba centrífuga, a roda de turbina e o seu mancal.

Seu conversor de torque será higienizado com produtos para cada tipo de peça e trabalhamos cada uma delas, conforme segue: limpamos por dentro de todas as pás da turbina e bomba centrifuga, a ponto de não deixar nenhuma oxidação ou pedaços de carbonização de fluidos queimados impregnado, ou outros sólidos.

As desvantagens começam pelo valor da manutenção, que é mais elevado pelo grau de complexidade e mão de obra especializada. Alguns proprietários também se queixam do ruído na cabine, já que o som do motor vai se elevando conforme as rotações sobem.

No modelo de câmbio CVT não há engrenagem e não há um número específico de marchas. Para fazer o sistema funcionar adequadamente ele possui 2 polias de tamanhos diferentes, onde uma se conecta ao motor e a outra se conecta diretamente às rodas por uma correia de metal flexível de alta resistência.

Em média, o câmbio CVT dura, pelo menos, 300 mil quilômetros, assim como o câmbio automático de conversor de torque, mas essa durabilidade pode variar muito, sendo maior ou menor, de acordo com a forma que o proprietário cuida do carro.