O que Stephen Hawking fala sobre Deus?

Perguntado por: oramos2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Deus é o eterno e incriado Criador. E é por isso que o chamamos Deus.

Deus age no Universo como causa infinita para controlar o todo do sistema, e o sistema como um todo, no ser e no mover do Universo.

“Minha ambição suprema é viajar para o espaço.” Essas são palavras do cientista Stephen Hawking, uma das mais brilhantes mentes do mundo.

Em 1974, Hawking partiu da teoria que a gravitação gerada por um buraco negro é extremamente poderosa e nada pode escapar dela, nem mesmo radiação eletromagnética ou luz. Ao aplicar teoria quântica, o físico percebeu que havia radiação térmica sendo emitida por buracos negros.

"Se as máquinas produzem tudo que precisamos, o resultado dependerá da forma como distribuimos tais coisas", disse.

R. Albert Einstein tinha uma ideia de Deus não vinculada a nenhuma igreja ou fé estabelecida. Não acreditava num Deus que premiasse os bons e castigasse os maus ou que prometesse a imortalidade. Mas ele acreditava num Deus que havia criado o universo.

Começa-se com uma probabilidade de 1 para 1. Deus tem 50% de chances de existir e 50% de não existir. A partir daí, somam-se evidências contra ou a favor da afirmação inicial.

Com 21 anos, após uma queda de patins, Stephen foi levado ao médico, que o diagnosticou com esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que iria progressivamente paralisar seus músculos, e segundo o médico, o levaria à morte em no máximo três anos.

Aos 21 anos, foi diagnosticado com ELA
Na década de 1960, quando Hawking foi diagnosticado, os médicos acreditavam que ele sobreviveria apenas três anos com a doença. Surpreendendo a todos, o astrofísico viveu até os 76. O fato de trabalhar com a ciência foi algo que o ajudou a superar os limites físicos.

Hawking deixou um legado importantíssimo para humanidade e significativos debates na física teórica e na astronomia. Apesar de todas as limitações impostas pela doença, ficou conhecido por sua generosidade – algo raro entre cientistas -, e sempre se preocupou em tornar suas ideias acessíveis ao maior número de pessoas.

Astrofísico britânico morreu aos 76 anos.
"O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento."

E falando em físico, vejamos alguns que contribuíram imensamente para tudo o que sabemos hoje:

  • Galileu Galilei (1564 – 1642)
  • Isaac Newton (1643 – 1727)
  • Marie Curie (1867 – 1934)
  • Albert Einstein (1879 – 1955)

Esposa e Filhos
Hawking se casou duas vezes.

Sobre a morte: "Eu tenho vivido com a perspectiva de morrer cedo nos últimos 49 anos. Não tenho medo da morte, mas não tenho pressa para morrer. Eu quero fazer muita coisa antes disso"- em entrevista ao jornal britânico The Guardian, em maio de 2011.

Moore notou que o computador que Hawking usava para se comunicar, tinha um processador AMD e perguntou se ele preferia um "computador de verdade" com um microprocessador Intel. A Intel tem fornecido a Hawking PCs personalizados e suporte técnico desde então, substituindo seu computador a cada dois anos."