O que significa nem eu?

Perguntado por: rsiqueira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Note que usamos o “nem eu” quando outra pessoa fala que não fez algo. Ou seja, ele sempre acompanha uma sentença na negativa. Algumas pessoas também dizem “eu também não“, que é a mesma coisa, mas dita de um jeito diferente.

Significado de Nenhuma
Desprovida de nome; indeterminada: nenhuma outra pessoa esteve aqui. [Gramática] Em frases negativas, expressa falta de quantidade: não há nenhuma testemunha aqui. Etimologia (origem da palavra nenhuma). Feminino de nenhum, do latim nec uno, "nem um".

Use nem um(a), dessa forma, separado, quando tiver o mesmo sentido de “nem um sequer”, “nem uma única”, “nem um único”, “nem um só”, “nem uma sequer”. E use nenhum (a), junto, quando puder substituir o termo por seu antônimo: algum (a) ou por “ninguém” e “nada”.

São termos sinônimos, mas reforçam ideias ligeiramente diferentes. Assim, podemos dizer que: o pronome “nenhum”, escrito junto, indica a ideia de inexistência; a expressão “nem um”, escrita separada, reforça a negação do numeral “um”, ou seja, que não há “nem mesmo um”.

Nem significa e não. Pode-se dizer “não estuda e não trabalha” ou “não estuda nem trabalha”. O sentido se mantém. Por isso é redundante usar e nem em construção como: Eu do livro não me livro (e) nem quero me livrar.

“Que nem” é uma expressão informal consagrada, de uso corrente tanto no Brasil quanto em Portugal, “equivalente à conjunção comparativa como”, nas palavras do gramático Domingos Paschoal Cegalla.

1 alguma, nula, inexistente, inoperante.

O termo “nem” é uma conjunção coordenativa aditiva. Esse tipo de conectivo é responsável por unir duas ou mais orações com o objetivo de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação.

Como falamos no começo dessa explicação, a palavra admite a flexão de gênero e número. Portanto, além da forma “nenhuma”, também existe “nenhuns” e “nenhumas”. Chocante, né? O plural quase nunca é usado, mas se “nenhum” estiver antes de um substantivo no plural, ele precisa ir para o plural também!

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

Formada popular de chamar alguém com carinho. Redução da palavra neném.