Como saber se o problema é a internet ou o roteador?

Perguntado por: arocha7 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Se estiver transmitindo o sinal normalmente, há grandes chances de o fator causador do problema ser o roteador. Outra forma de conferir a natureza do problema é usando um cabo de rede no dispositivo conectado direto no roteador. Caso não esteja transmitindo sinal, há a possibilidade dele ser de fato o culpado.

Problemas na conexão? 5 sinais de que você precisa trocar o seu roteador.

  1. 1) Rede Wi-fi está lenta. ...
  2. 2) O sinal não alcança todos os cômodos. ...
  3. 3) Vários dispositivos conectados. ...
  4. 4) Segurança comprometida. ...
  5. 5) Interferências de rede.

Verifique se as luzes estão piscando de uma forma diferente do habitual ou se alguma luz está apagada quando na verdade deveria estar acesa. Esse tipo de comportamento anômalo poder ser uma boa maneira de começar a diagnosticar quase qualquer problema com o roteador.

Verifique os cabos. Caso o roteador tenha parado de transmitir sinal Wi-Fi ou desligado, a primeira dica é verificar os cabos conectados de energia e de Ethernet. Os fios podem ter se soltado por acidente durante o manuseio do aparelho.

Por exemplo, quando aparece “conectado sem internet” pode ter a ver com alguma instabilidade do roteador, que distribui o sinal do Wi-Fi. Ou seja, mesmo com o PC ou celular conectado, os dispositivos não são capazes de acessar a internet.

A luz “POWER” de ambos devem estar acesas. A luz “PON” da ONU e a luz “LAN” da ONU também. A luz WAN do ROTEADOR deve estar acesa ou piscando. Nunca use o RESET de nenhum dos dois aparelhos.

As grandes fabricantes recomendam que os roteadores domésticos sejam trocados entre 2 e 3 anos de utilização. WI-FI LENTO – Você aumentou o seu plano de internet e mesmo assim a sua conexão WI-FI continua lenta? É provável que seu roteador esteja apresentando problema.

#ItanetDicas. Em caso de Chuvas Fortes e Temporais, desligue todos. os seus aparelhos elétricos e eletrônicos, pois.

Principais problemas com Wi-Fi

  1. Posição do roteador. O local onde está posicionado o seu roteador pode estar interferindo diretamente na qualidade do Wi-Fi. ...
  2. Interferência de outros aparelhos. ...
  3. Canal congestionado. ...
  4. Problemas com o sistema operacional. ...
  5. Problemas no roteador. ...
  6. Aparelhos conectados na rede. ...
  7. Sinal Bluetooth.

Reiniciar seu modem e roteador

  1. Desconecte o cabo de alimentação do roteador da tomada.
  2. Desconecte o cabo de alimentação do modem da tomada. ...
  3. Aguarde pelo menos em torno de 30 segundos. ...
  4. Ligue o modem na fonte de alimentação. ...
  5. Ligue o roteador na tomada novamente. ...
  6. No computador, tente se conectar novamente.

Entenda: ao resetar o seu roteador/ONU, causará um problema ainda maior do que a falta de conexão! Isso irá desconfigurar o seu equipamento fazendo com que você perca os padrões estabelecidos para a sua rede, deixando a sua conexão sem segurança e tornando a reprogramação mais demorada...

Na barra de navegação, digite 192.168.0.1. Digite a senha de acesso ao roteador e clique em Entrar. Obs.: As informações de login e senha para acessar as configurações do roteador encontram-se na parte inferior do equipamento.

Uma luz vermelha no roteador pode ser um indicativo de que algo está diminuindo ou impossibilitando a oferta de Internet por meio do dispositivo.