Qual o melhor formato para vetor?

Perguntado por: iperes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4 / 5 7 votos

SVG

Atualmente, o formato mais utilizado para vetores é o SVG, mas também é possível utilizar o EPS e os formatos nativos de softwares como AI (Illustrator), PSD (Photoshop) e CDR (Corel Draw).

Os tipos mais comuns de arquivo vetorial são AI (Adobe Illustrator), EPS (Encapsulated PostScript), PDF (Portable Document Format) e SVG (Scalable Vector Graphics).

Os PNGs podem processar resoluções altíssimas, mas não são infinitamente expansíveis. Por outro lado, os arquivos SVG são vetoriais, criados com base uma rede matemática complexa de linhas, pontos, formas e algoritmos. Eles podem ser expandidos para qualquer tamanho sem perder a resolução.

O SVG é menor do que o EPS, e inclui apenas código. A linguagem de programação XML do formato SVG ajuda a melhorar o tempo de carregamento e o desempenho. Os arquivos EPS são muito maiores porque contêm mais informações sobre a imagem, incluindo tamanho e cor.

Cada uma das extensões possui características próprias, sendo indicadas para situações diferentes. O JPEG é mais utilizado na web por seu pequeno tamanho, mas o PNG é mais versátil e recomendado para uma qualidade um pouco maior.

Por exemplo, se pegarmos uma imagem de matriz em JPG ou PNG, ela terá um tamanho definido como 200 x 200 pixels, se quisermos ampliar essa imagem, veremos todos os pequenos pixels que a compõem. Ao contrário da imagem vetorial que podemos ampliar sem problemas, pois ela nunca perderá a qualidade.

JPEG

JPEG. JPEG (Joint Pictures Expert Group) é o melhor formato para quem quer enviar imagens por e-mail. Surgiu em 1983 e acabou virando um dos padrões mais populares da Internet.

O formato de arquivo SVG é uma ferramenta popular para exibir gráficos bidimensionais, tabelas e ilustrações em sites. Além disso, como um arquivo vetorial, ele pode ser aumentado ou reduzido sem perder resolução.

O SVG dentro do navegador tem seu próprio DOM (Document Object Model). Isso significa que ele pode ser usado para representar uma página Web. Como é tratado como um documento separado pelo navegador, o SVG também pode ser posicionado dentro do DOM normal da página.

O EPS é um formato de arquivo vetorial usado para impressão de imagens profissionais e de alta qualidade. Impressoras PostScript e image setters normalmente utilizam EPS para produzir imagens complexas e detalhadas, como publicidade em outdoors, cartazes grandes e materiais de marketing que chamam a atenção.

SVG *: permite uso de transparência, mantém a qualidade da imagem em qualquer tamanho e é excelente para imagens na web.

O EPS é usado para preencher os espaços ocupados pelo cimento, contando ainda com uma tela armada. Esse processo é conhecido como nervurada.

O PNG é o formato mais pesado para imagens maiores, muitas vezes contendo informações de imagem que você pode não considerar úteis, dependendo das suas necessidades.

Em virtude dos processos de compactação distintos, os JPEGs têm menos dados que os PNGs e, portanto, costumam ser menores. Ao contrário dos arquivos JPEG, o formato PNG é compatível com fundos transparentes, tornando-o ideal para design gráfico.

Já o formato JPG é indicado para imagens com degradês e todo tipo de foto de produto, banners, etc. Além da qualidade ser melhor o tamanho da imagem também vai ser menor.

SVG e PNG são dois formatos de arquivo muito diferentes. No final, não é muito importante se você usa PNG ou JPEG em seu site fora de casos de uso de muito nicho, mas a escolha entre SVG e PNG é uma escolha muito mais importante.