Como saber se o arquivo está em vetor?

Perguntado por: vtaveira9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Os arquivos vetoriais, quando manipulados para redimensionamento, mantêm suas características e não apresentam no resultado final do material impresso falta de qualidade, como aqueles famosos “quadradinhos” que são vistos quando ampliamos muito uma foto pequena e imprimimos.

Sendo assim, as imagens em vetor são definidas como sendo constituídas por linhas, curvas e formas preenchidas. As imagens em vetor podem ser redimensionadas a qualquer tamanho sem que percam sua qualidade, diferentemente das imagens em bitmap.

Um arquivo em vetor é uma técnica de design onde são usadas linhas ao invés de pixels (pontos). Com esta técnica você poderá aumentar e diminuir a imagem sem perder a resolução.

Por exemplo, se pegarmos uma imagem de matriz em JPG ou PNG, ela terá um tamanho definido como 200 x 200 pixels, se quisermos ampliar essa imagem, veremos todos os pequenos pixels que a compõem. Ao contrário da imagem vetorial que podemos ampliar sem problemas, pois ela nunca perderá a qualidade.

Imagens vetoriais possuem esse nome porque os formatos são gerados a partir de vetores matemáticos. Ou seja, ao invés de termos o mapeamento de cada um dos pixels da imagem, teremos uma fórmula que indica uma forma. Isso significa que imagens vetoriais não possuem pixels.

Um arquivo vetorizado é uma técnica de design onde são usadas linhas ao invés de pixels (pontos). Com esta técnica você poderá aumentar e diminuir a imagem sem perder a resolução. Se o design não estiver vetorizado, ao aumentá-lo, a imagem ficará destorcida e pixelada.

Como vetorizar uma imagem:

  1. Selecione. Escolha uma imagem PNG com menos de 2 GB diretamente da sua galeria de fotos.
  2. Converta. Faça o upload do arquivo, que será convertido automaticamente para o formato SVG.
  3. Baixe. A nova imagem será baixada como um arquivo SVG. Salve, compartilhe ou continue a editar e personalizar.

Os tipos mais comuns de arquivo vetorial são AI (Adobe Illustrator), EPS (Encapsulated PostScript), PDF (Portable Document Format) e SVG (Scalable Vector Graphics).

quando a imagem estiver aberta no software, faça a sua seleção e, na barra de ferramentas localizada no alto da rela, clique na pequena seta, que está ao lado direito do botão “traçado da imagem”; depois de clicar na seta, você verá que abrirá na tela uma aba com estilos de vetorização.

Uma forma de converter PDF para Imagem vetorial é usar softwares online. O Onlineconvert.com é um exemplo de ferramentas online que permitem que você converta PDF para formatos SVG, TIFF, PICT, PIX e muito mais.

Como converter JPG para vetor
Clique dentro da área de soltar arquivos para fazer upload do arquivo JPG ou arraste e solte a imagem. Nota: você pode fazer upload de JPG de um sistema de arquivos local ou de um URL. Clique no botão “Converter” para iniciar a conversão de arquivos.

Caso tenha clicado no botão, selecione a imagem e clique em “Abrir”; Na área de edição, selecione o botão “Compartilhar”, no canto superior direito; Clique na opção “Baixar”, troque o formato do arquivo para SVG e clique no botão “Baixar” para obter a imagem vetorizada.

SVG

Atualmente, o formato mais utilizado para vetores é o SVG, mas também é possível utilizar o EPS e os formatos nativos de softwares como AI (Illustrator), PSD (Photoshop) e CDR (Corel Draw).

Scalable Vector Graphics

O formato de imagem vetorizada padrão W3C chama-se SVG (Scalable Vector Graphics). O Inkscape e as versões recentes do Adobe Illustrator e do CorelDRAW oferecem bom suporte para leitura e gravação de SVG. Outras informações sobre o formato SVG podem ser encontradas no site oficial do SVG.

Enquanto a imagem bitmap está diretamente atrelada a um pequeno quadrado (o pixel), a vetorização parte para um caminho bem diferente. Com os vetores podemos representar linhas, pontos, curvas, polígonos e outros elementos básicos da geometria.