Qual a diferença entre vetor e imagem?

Perguntado por: rgonzaga . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Enquanto a imagem bitmap está diretamente atrelada a um pequeno quadrado (o pixel), a vetorização parte para um caminho bem diferente. Com os vetores podemos representar linhas, pontos, curvas, polígonos e outros elementos básicos da geometria.

O que é Vetor de Imagem? Você sabe o que é vetor de imagem? É a imagem que não é construída em gráficos bitmap, ou seja, construída por pixels. Essas imagens são construídas por linhas, curvas, retângulos e outras formas preenchidas.

Uma das principais diferenças entre arquivos rasterizados e vetoriais é sua resolução. A resolução de um arquivo rasterizado é descrita em DPI (pontos por polegada) ou PPI (pixels por polegada). Ao ampliar ou estender o tamanho de uma imagem rasterizada, é possível enxergar os pixels individuais.

Um arquivo em vetor é uma técnica de design onde são usadas linhas ao invés de pixels (pontos). Com esta técnica você poderá aumentar e diminuir a imagem sem perder a resolução.

Por exemplo, se pegarmos uma imagem de matriz em JPG ou PNG, ela terá um tamanho definido como 200 x 200 pixels, se quisermos ampliar essa imagem, veremos todos os pequenos pixels que a compõem. Ao contrário da imagem vetorial que podemos ampliar sem problemas, pois ela nunca perderá a qualidade.

Vetores são segmentos de retas usados para representar alguma grandeza vetorial. Apesar de ambas ações precisarem de força, puxar e empurrar são coisas distintas, uma vez que a força é representada por vetores. Vetor é um segmento de reta orientado que apresenta módulo (tamanho), direção e sentido.

Scalable Vector Graphics

O formato de imagem vetorizada padrão W3C chama-se SVG (Scalable Vector Graphics). O Inkscape e as versões recentes do Adobe Illustrator e do CorelDRAW oferecem bom suporte para leitura e gravação de SVG. Outras informações sobre o formato SVG podem ser encontradas no site oficial do SVG.

Basicamente, as imagens rasterizadas são compostas de um monte de pequeninos pixels em comparação com as imagens vetoriais, que são feitas de caminhos matemáticos.

Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos paramétricos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. As Curvas de Bézier são usadas para a manipulação dos pontos de um desenho.

Os vetores são utilizados principalmente na criação de marcas (logos), ilustrações e impressos. Imagens vetoriais são importantes para poupar retrabalhos e para garantir a legibilidades de peças em diferentes tamanhos e formatos.