O que significa namastê?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Frequentemente associada aos universos da meditação e do yoga, a palavra carrega um grande simbolismo e é acompanhada por um gesto tradicional. Mas você sabe o que é namastê? É um termo em sânscrito, língua ancestral do Nepal e da Índia muito ligada à história, que significa “reverenciar você”.

Etimologicamente, namastê é uma palavra originária do sânscrito, que literalmente significa "curvo-me perante a ti". É a forma mais digna de cumprimento entre dois seres humanos. Em um sentido mais amplo, o namastê significa “o Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita no seu coração”.

Na cultura do yoga geralmente se usa as palavras Namaste ou Namaskar como saudação ou despedida entre pessoas. E também nesta mesma cultura existe a compreensão da importância de se reverenciar tudo o que é divino.

No Brasil, muitas pessoas respondem com o gesto e incluem a palavra “gratidão”, por exemplo.

Namaste (em sânscrito: नमस्ते, [nʌmʌsˈteː]) é um cumprimento ou saudação com origem no sânscrito. Namaskara é considerado uma forma ligeiramente mais formal, mas ambas as expressões revelam um grande sentimento de respeito. É utilizada principalmente na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas.

Consequentemente Namastê significa simplesmente “saudação a você”. Uma forma de utilizar sentir a energia dessa expressão no dia a dia é realizando algumas orações, em que é possível saudar aos acontecimentos da nossa vida. Experimente ouvir a Oração da Gratidão.

Especialistas em comportamento apontam que juntar as pontas dos dedos das duas mãos demonstra controle ou autoridade. Esse, inclusive, costuma ser o gesto mais comum entre os gestores e algumas autoridades para apontar o quanto estão no controle da situação proposta.

interjeição Saudação de reverência, de respeito, que acompanha o gesto de estar com as mãos juntas, como em oração, e a cabeça levemente curvada para a frente; traduzida popularmente por "O Deus que habita o meu coração reverencia e reconhece o Deus que habita o seu coração"; namaskar.

Namastê é um cumprimento e saudação típico do sul da Ásia, que significa “eu saúdo a você”, na tradução para o português. Este termo é utilizado principalmente na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas.

Om é a vibração primordial, o som do qual emana o Universo, a substância essencial que constitui todos os outros mantras, sendo o mais poderoso de todos eles. Ele é o gérmen, a raiz de todos os sons da natureza.