O que significa mudar da água para o vinho?

Perguntado por: usales . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Hoje não é raro encontrar “da água para o vinho” empregado por aí para qualificar qualquer mudança radical, substancial, profunda, mas sem juízo de valor: “Depois da primeira hora de exibição, o filme, que até então era uma divertida comédia, muda da água para o vinho e vira uma tragédia perturbadora”.

“Mudar da água para o vinho” é uma expressão usada para dizer que algo ou alguém mudou para melhor. Mas de onde vem esta frase? Diz-se que a expressão nasceu depois de uma festa de casamento realizada em Caná, na Galiléia, numa passagem bíblica conhecida como as Bodas de Caná.

O vinho é uma bebida muito mais antiga que a chegada do Messias na terra, cerca de 4.000 a.C.. Quando nasceu Jesus, as bebidas mais seguras da época eram o vinho e a cerveja, por conta da contaminação da água.

Expressão popular que indica a mudança radical do modo de ser de uma pessoa; mudança radical de uma situação.

Jesus transforma água em vinho em Caná — Ele comparece à Páscoa, purifica o templo, prediz Sua morte e ressurreição, e faz milagres.

Capítulo 12: As Bodas de Caná

Na véspera da sua morte, Jesus reuniu os Apóstolos para a Ceia Pascal. Naquele dia, Ele consagrou o pão e o vinho, transformando-os milagrosamente em seu Corpo e em seu Sangue.

Para começar, podemos dizer que o vinho exerce uma espécie de canal entre nós (seres humanos) e o mundo espiritual/divino. Essa relação é mais antiga do que podemos imaginar. Isso porque, ainda na antiguidade, os gregos e romanos já cultuavam os deuses Dionísio (Grécia) e Baco (Roma) como as divindades da bebida.

"Vinho" na Bíblia é o produto da uva. Freqüentemente se refere a uma bebida alcoólica semelhante a tais bebidas hoje. Em tais casos, o vinho é descrito como causador de muito sofrimento, e como algo que conduz homens a cometer diversos pecados vergonhosos.

O Vinho também aparece na Bíblia como símbolo da alegria e abundância (Salmos 104:14-15), como um elemento confortante (Provérbios 31:6) e até curativo (1 Timóteo 5:23). Foi um dos elementos utilizados no primeiro sinal milagroso de Jesus (João 2:1-11).

E Jesus, depois que sua mãe lhe pede ajuda, transforma 600 litros de água em vinho da melhor qualidade (são seis potes de pedra nos quais cabem de 80 a 120 litros de água. Aos nossos olhos, parece que desta vez Jesus exagerou – ou, para muitos, nem deveria ter feito tal milagre.

Paulo orientou Timóteo a tomar um pouco de vinho por causa de seu estômago e de suas frequentes enfermidades, porém se tratava de suco de uva não fermentado. Ele não aconselharia Timóteo a usar o que o Senhor havia proibido” (Signs of the Times, 6 de setembro de 1899, 2º parágrafo).