O que significa lá ele?

Perguntado por: lmoreira7 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 12 votos

A gíria lá ele significa 'sai fora, eu não'. É utilizada para evitar se comprometer, principalmente em brincadeiras de duplo sentido.

Utilizado pelo próprio locutor, ao dizer uma frase passível de entendimento duplo, como forma de indicar que percebe e isola a duplicidade. Meu chefe pediu para ter acesso ao computador de todos. Eu já liberei o meu, lá ele.

Lá Ele é usado para proteger a pessoa das frases de duplo sentido. Ou seja, aplicar o que está sendo dito em outra pessoa. Este termo é conhecido nem Salvador há muitos anos.

Lá ele é uma antiga expressão baiana que tem tomado conta da internet nesse começo de 2023. Acabou virando meme. O povo tá enfiando “lá ele” em tudo quanto é canto (lá ele). Se você não sabe o que significa ou como utilizá-la, a #Memepédia de hoje é pra você.

1. Laele. Baianês. Significa o mesmo que eu não ou eu nunca.

Comer água – Sair para beber.

Essa expressão é muita usada na Bahia e pode significar uma coisa muito boa, complicada ou perigosa, a depender do contexto. "Essa parte da cidade é barril dobrado" (muito perigosa) ou "Véi, a viagem foi barril dobrado" (muito boa).

Se pique: forma de mandar uma pessoa ir embora.

LocuçãoEditar
à maneira de, no estilo de, à.

Gíria típica baiana para se referir ao ato de "beber bebida alcóolica". Pode assumir diferentes variações, como beber demasiadamente ou como realizar uma festa.

O “lá ele” significa “sai fora, eu não”. A expressão é usada quando alguém quer evitar se comprometer com alguma coisa, principalmente em brincadeiras de duplo sentido. A gíria é dita com frequência em Salvador, normalmente em brincadeiras entre amigos.

Aí dento. Um clássico cearense que quer dizer, literalmente, "aí dentro". É uma outra maneira de dizer nosso já consagrado “teu **!” -- mas sem entrar em detalhes. Ex.: Ao escutar um grito de um eleitor de Bolsonaro, Ciro Gomes nem titubeou antes de mandar um “aí dento”.

Uma pessoa que mente muito, é chamada de palosa ou cheia de “pabulagem”. Pessoa besta, que não é muito esperta.