O que significa halloween?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 18 votos

A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows 'Eve ou All Hallows' Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português. O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2.000 anos, chamado Samhain.

É uma “festa” importada que nada tem a ver com a nossa cultura e muito menos nada tem a ver com religiosidade ou mesmo com a fé. No primeiro olhar, entendemos que os princípios do Halloween não têm nenhuma sintonia como prática de fé e religiosidade, portanto são incompatíveis com a nossa confessionalidade.

Origem do Halloween
Os celtas acreditavam que no início do inverno os mortos regressavam para visitar suas casas e que assombrações surgiam para amaldiçoar seus animais e suas colheitas. Todos os símbolos que hoje são característicos do Halloween eram formas utilizadas pelos celtas para afastar esses maus espíritos.

Vaticano diz que Dia das Bruxas é 'perigoso' e faz duras críticas à data - Jornal O Globo.

Considerava-se que nesse dia desaparecia a fronteira entre o mundo visível dos homens e o mundo invisível dos espíritos.

Oposicionistas. Muitos brasileiros criticam a influência da cultura norte-americana no Brasil. Além disso, o país tem uma forte tradição cristã, que se opõe a esse tipo de comemoração, pois ela está carregada de elementos contrários à doutrina religiosa.

Os historiadores apontam que a provável origem do Halloween tenha sido um festival praticado pelos celtas chamado Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e era realizado como um marco do fim verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.

A festa, no entanto, só chegou aos EUA em meados do século XIX e foi levada por imigrantes irlandeses que fugiam de seu país por causa da Grande Fome, que atingiu a Irlanda e levou milhares de pessoas à morte ou à imigração.

Mais de 100 pessoas morreram durante uma aglomeração em uma celebração de Halloween nas ruas de Seul, na Coreia do Sul, neste sábado (29/10), segundo as autoridades locais. O número de mortos saltou de 59 para 120 na última hora, com relatos da imprensa local de mais de 100 feridos.

O Vaticano fez duras críticas ao Halloween, feriado de Dia das Bruxas comemorado em 31 de outubro, um dia antes do Dia de Todos os Santos, da Igreja Católica.

Assim como a igreja estará limpa para lhe receber, o ideal é que você também vá com roupas confortáveis, limpas e que não apareçam mais do que o motivo por você estar no local: Jesus Cristo. Dessa forma, o bom senso é o começo para a escolha do que vai vestir.

O surgimento do Halloween ocorreu por meio da fusão de elementos da cultura pagã dos celtas com elementos introduzidos pelos cristãos quando as Ilhas Britânicas foram cristianizadas. Diretamente, as práticas eram pagãs, mas os cristãos contribuíram para impregná-las em sua tradição popular.

Eram queimadas na fogueira todas as culpadas de bruxaria pelos líderes da Inquisição. Aquelas que sustentavam sua inocência eram queimadas vivas. As que confessavam por meio de tortura eram enforcadas e tinham o corpo queimado logo em seguida.

Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

Irlanda

O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. Esse festival comemorava o fim do verão, o começo do no novo celta e as colheitas.