O que significa aparente paradoxo?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Um paradoxo matemático é uma afirmação que contém em si um contradição, como no clássico exemplo do paradoxo do mentiroso: "esta frase é falsa". Assim, se a frase for verdadeira, ela afirma ser ela falsa, portanto seria false, mas isso contrariaria o faso dela ser verdadira!

O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem.

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

15 sinônimos de paradoxo para 2 sentidos da palavra paradoxo: Contradição: 1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição.

Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões: paradoxo verídico. paradoxo condicional. paradoxo falsídico.

Um paradoxo lógico consiste em duas proposições contrárias ou contraditórias derivadas conjuntamente a partir de argumentos que não se revelaram incorrectos fora do contexto particular que gera o paradoxo.

O paradoxo, ou oximoro, também é uma figura que usa sentidos opostos para passar uma mensagem de modo mais intenso. No entanto, enquanto a antítese consiste no mero uso de termos opostos no enunciado, o paradoxo constrói uma relação entre esses termos de modo a criar uma mensagem aparentemente contraditória.

O paradoxo emprega ideias opostas, da mesma maneira que a antítese, entretanto, essa contradição ocorre entre o mesmo referente do discurso. Para entender melhor essa diferença veja os exemplos abaixo: Dormir e acordar está difícil. (antítese) Estou dormindo acordado. (paradoxo)

Esse recurso estilístico, normalmente, é elaborado por meio da ruptura de percepções do senso comum ou de insinuações acerca da inverdade do próprio conteúdo presente no enunciado. O que surgiu primeiro, a galinha ou o ovo? Essa pergunta popular é considerada um paradoxo.

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.

Resposta: Nesse paradoxo está mostrando idéias contrárias. A pessoa está farta/cansada de se sentir vazia. Explicação: O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento.

Palavras que rimam com Paradoxo: Adoxo. Heterodoxo. Neo-ortodoxo.