Para que serve a antítese?
A antítese é um recurso de texto usado para expor ideias opostas. Assim, dando ênfase ao discurso empregue, ela é capaz de provocar um efeito de interpretação no leitor. Essa característica é uma marca das figuras de linguagem.
O que é antítese e seus exemplos
A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo: o ódio e a amor andam de mãos dadas. Nesse caso, o termo “ódio” está posicionado ao lado de seu termo contrário, o "amor".
Quando usar antítese
A antítese é uma figura de linguagem usada para realçar e intensificar o sentido daquilo que se fala por meio do uso de termos com sentidos opostos no discurso. Trata-se, portanto de uma figura de pensamento, ou seja, aquela cujo efeito dá-se pelo sentido das palavras.
O que é antítese conceito
Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela apresentação de palavras de sentidos opostos. A palavra antítese tem origem no termo grego antithesis, que significa resistência ou oposição.
Qual é a diferença entre antítese e paradoxo
A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.
Qual é o sinônimo de antítese
9 sinônimos de antítese para 2 sentidos da palavra antítese: Oposição e contraste entre palavras e ideias: 1 oposição, contradição, contraste, antinomia, avesso, contrário, oposto.
O que é comparação é antítese
Enquanto que a antítese ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos, a comparação aproxima dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança por meio de um conectivo (que, como).
Qual a diferença entre antítese e antônimo
Antônimos: são palavras que têm significados opostos, ou aproximadamente opostos, em um determinado contexto. É usado geralmente como recurso literário que cria antíteses e ajuda a formar as relações de paradoxos. A antítese é formada por uso de antônimos e os paradoxos por ideias que se anulam.
Como escrever uma antítese
A Antítese utiliza palavras que são opostas quanto ao sentido, mas que apesar de serem contrárias, reforçam a mensagem que se deseja passar. O Paradoxo também utiliza a oposição entre dois termos contraditórios, mas estes referem-se a uma mesma ideia ou pensamento.
Como identificar as figuras de linguagem
Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa. Então, se, por exemplo, escrevemos que “Artur é um doce”, não queremos dizer que ele tem gosto de açúcar, mas que é uma pessoa delicada.
Qual música que tem linguagem antítese
A música "O quereres", de Caetano Veloso, é construída com base nas antíteses (contrastes) entre os desejos de eu-lírico e os da pessoa amada.
O que é comparação e 3 exemplos
O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.
O que é a figura de linguagem eufemismo
O eufemismo consiste em atenuar o sentido desagradável de uma palavra ou expressão, substituindo-a por outra, capaz de suavizar seu significado. (Celso Cunha.