O que significa a prática do Entrudo?

Perguntado por: vmelo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

O "Entrudo" era um tipo de brincadeira de carnaval, possivelmente trazido pelos portugueses da Índia. Sendo a principal manifestação do Carnaval do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX. Os participantes que saíam às ruas em grupos jogavam nas pessoas ovos e bolas de cera cheias de água (limões de cheiro).

Feriados de carnaval
2020: 25 de fevereiro. 2021: 16 de fevereiro. 2022: 1 de março. 2023: 21 de fevereiro.

O entrudo era praticada pelos escravos. Estes saíam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas. Tais bolinhas nem sempre eram cheirosas.

O entrudo manifestava o clima de zombaria pública que regia o Carnaval e foi uma brincadeira muito comum até meados do século XIX. A sua manifestação mais tradicional era conhecida como “molhadelas”, nelas as pessoas jogavam líquidos malcheirosos umas nas outras.

O entrudo foi praticado no Brasil desde o período colonial, sendo encerrado na segunda metade do século XIX, após pressão das classes sociais mais elevadas da sociedade.

Entrudo é uma antiga celebração que acontecia nos três primeiros dias antes da Quaresma, e que foi substituída pelo atual Carnaval.

Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma brincadeira de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos. Nela, as pessoas saíam às ruas sujando umas às outras jogando lama, urina etc. O entrudo foi proibido em 1841, mas continuou até meados do século XX.

O Carnaval chegou ao Brasil durante o período colonial e manifestou-se, a princípio, por meio do entrudo.

Era um momento de zombaria que podia ser realizado contra transeuntes que estavam na rua ou que podia focar-se em uma pessoa específica.

“Portanto, o Carnaval seria os dias de exaltação da liberdade antes das restrições do período da Quaresma estipuladas pela religião. Nesse sentido, as festas carnavalescas estão relacionadas ao período que antecede ao jejum e introspecção que deve ser realizado durante a Quaresma.

O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Os historiadores afirmam que a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo.

[Por extensão] Que tem forma arredondada numa das suas partes. Origem etimológica:ventre + -udo. Confrontar: entrudo.

Tradicionalmente, o Carnaval tem como seu principal ponto a ideia de subversão da ordem, na qual as coisas deixam de ser como são, para, temporariamente, assumirem seu inverso. Trata-se de um período no qual as pessoas entregam-se às festas e aos prazeres carnais, para, em seguida, iniciarem a Quaresma.

O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma, que se avizinha e também com o controle dos prazeres mundanos.