O que significa a bandeira não binário?

Perguntado por: ncrespo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Não binário: Identidade de gênero derivada do guarda-chuva transgênero. Não binariedade é uma identidade Trans. É usada para descrever pessoas cuja identidade de gênero não é homem ou mulher, tampouco são inteiramente masculinas ou femininas em sua expressão.

Bandeira da visibilidade não-binária
Ela é composta por quatro cores, com significados distintos: Amarelo: gêneros fora do masculino e feminino. Branco: gêneros múltiplos (trigêneros, poligêneros, etc). Púrpura: gêneros masculino e feminino misturados.

Nesse contexto, ser não-binário é não se sentir pertencente ou recusar viver um dos dois gêneros. “É não caber em nenhum gênero, não ser homem ou mulher. “Você pode transitar entre esses dois pontos ou abandonar ambos de várias maneiras, como ser agênero”, explica Dandá.

Binaridade de gênero: Termo usado para descrever a ideia de que existem apenas duas possibilidades: homem e mulher. Essas classificações são atribuídas no nascimento com base nos genitais e geram uma expectativa social de performance. Cisgênero: Alguém que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer.

Assim, o indivíduo pode se identificar como homem, como mulher, como um ou outra, ou ainda nem como mulher nem como homem. Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero.

Sua identidade de gênero não se encaixa 100% dentro do binário de gênero. Isso significa que a pessoa não binária não se identifica necessariamente como homem ou mulher, podendo assumir um gênero neutro, transitar entre os gêneros ou mesmo mesclá-los (dentre outras possibilidades).

Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...

Por isso, somando todas as polêmicas, a comunidade bigênero está usando uma nova bandeira com 5 faixas mais inclusivas: Rosa: representando o gênero feminino. Amarela: representando o gênero não binário. Branca: representando o agênero.

Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.

Em números absolutos, a população trans e não-binária (NB) brasileira totaliza cerca de 3 milhões de indivíduos, segundo a pesquisa que entrevistou 6 mil pessoas em 129 municípios de todas as regiões do país. Os resultados mostram que pessoas identificadas como transgênero representaram 0,69%, e os não-binários, 1,19%.

Qualquer número natural pode ser representado pelo sistema binário. Assim, um número do sistema decimal pode ser representado de acordo com o código binário, ou seja, 0 e 1. Por exemplo, o número 0 no sistema decimal é representado por 0000 no sistema binário. O número 1 é 0001 e o 2 é 0010.

Queer é um termo de origem inglesa que, há algum tempo, era utilizado de forma pejorativa. Hoje, representa uma identidade, uma teoria e compõe a sigla LGBTQIA+. Conceito de queer. Queer é o termo que diz respeito a quem não se identifica e não se rotula em nenhum gênero.

Pangênero é uma identidade de gênero não-binária de pessoas trans. É uma experiência de gênero que se refere a uma enorme e diversa multiplicidade de gêneros que pode se estender ao infinito, porém sempre dentro da cultura e experiência de vida da pessoa.