Como é namorar um gênero fluido?

Perguntado por: agois . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

Uma pessoa de gênero-fluido é alguém que não se identifica só com um extremo, uma pessoa não binária. É alguém que não se considera totalmente feminina ou masculina. É alguém que flui entre os gêneros, entendendo que o gênero é uma construção social.

Se você não entende o ponto de diferença com o gênero fluido, a sexóloga ajuda: “Seria dizer que gênero fluido é como a pessoa se identifica e abrossexuais é para que gênero ela sente atração sexual.” Agênero: Pessoas que não se identificam com gênero algum. Neste caso, o agênero é uma identidade, e não um gênero.

Gênero-fluído e a heterossexualidade
"Existe uma correlação, mas um não define o outro. Uma pessoa pode ser trans como identidade, e ter a orientação heterossexual ou bissexual. Uma pessoa pode ser não-binária ou cis-gênero e ter a orientação sexual pansexual, bissexual, etc.

Qual pronome usar para gênero fluido? O pronome não-binário mais comum é o “elu/delu”. Outras variações possíveis quando falamos de um grupo de pessoas são o “todes” ou “todxs” ao invés de “todos” ou “todas”.

Sim, com certeza. Seu gênero e sua sexualidade são coisas diferentes. O fato de você não querer nem se identificar com um único gênero não significa que sua sexulalidade não seja somente orientada para o gênero feminino.

Indivíduos que se entendem como gênero fluido costumam alternar o gênero com que se identificam durante um período de tempo. Esse prazo pode ser de um dia para o outro, uma semana sim outra não, ou até mesmo depois de anos.

Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Andrógino (andrógine): identidade caracterizada pela mistura dos gêneros masculino e feminino. Gênero fluido: identidade caracterizada pela mudança periódica de gênero. Mulher não binária (não binárie): identidade da pessoa não binária que, por alguma razão, pode se aproximar do gênero feminino.

Já vi pessoas definindo hétero como “atração por diferentes gêneros”.

Gênero fluido ou não binário: qual a diferença? – O gênero fluido está dentro do gênero não-binário, mas nem toda pessoa não-binária tem gênero fluido. Isso porque a não binaridade pode incluir qualquer identidade de gênero que não se entenda estritamente como feminina ou como masculina.

Bandeira de gênero fluido
O branco, a ausência de gênero. O roxo representa as possibilidades de combinação entre os gêneros feminino e masculino. A cor preta representa identificações de gênero que fogem do masculino e do feminino. Já o azul simboliza o masculino.

O termo “genderfluid” (“gênero-fluido”) apareceu pela primeira vez oficialmente nos anos 1990 e se refere àqueles cuja identidade de gênero flui, ou seja, ao mesmo tempo em que uma pessoa pode se identificar com o gênero feminino ela também pode fluir para o masculino e até para o neutro, entre outras variações.