Até quando posso fazer o Cadastro Único 2023?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 14 votos

Atenção responsável familiar pelo CadÚnico: conforme orientações do Ministério da Cidadania, O PRAZO PARA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL foi prorrogado até março de 2023 para as famílias que não atualizaram os dados no Cadastro Único incluídas nos processos de Averiguação.

O prazo para essa atualização termina no dia 16 de junho. O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.

Quem pode se cadastrar? As famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Único. Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.

O cadastro é feito pessoalmente, num posto de atendimento na cidade onde a família mora. O responsável pela família precisa ir ao local de atendimento para fazer o cadastro, levando os documentos de todas as pessoas da família que moram com ela.

De acordo com o Ministério da Cidadania, "a falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão do benefício e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023”.

CPF, de preferência; ou. Título de eleitor; Documento de identificação com foto; e. Comprovante de endereço ou, se não tiver, declaração de residência assinada pelo responsável familiar.

Quais são as novas regras para fazer o Cadastro Único
A partir da portaria publicada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, passam a ser obrigatórios: Documento com foto do responsável pela família; Comprovante ou declaração de residência.

O cadastramento das famílias no Cadastro Único permite identificar seu grau de vulnerabilidade, con- siderando questões como renda, condições de moradia, de acesso ao trabalho, à saúde e à educação.

Já falamos que tem como atualizar o Cadastro Único pela internet. As famílias que atualizaram os dados pela última vez em 2018 e 2019 serão chamadas para a atualização em 2023. Para fazer o cadastro pela internet é simples: 1 - Acesse o app ou site do CadÚnico.

Confira os documentos pedidos pelo CadÚnico:

  • Documento com foto do indivíduo que se identificam como família unipessoal;
  • CPF, de preferência; ou.
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de residência, preferencialmente a conta de luz;

O agendamento no CRAS é necessário para acessar diversos serviços e programas oferecidos, porém, essa necessidade pode variar conforme a localidade. Alguns serviços precisam de agendamento prévio, enquanto outros podem estar disponíveis sem a necessidade de marcação.

Não é obrigatório, mas, ajuda muito, levar comprovante de residência e matrícula escolar das crianças e adolescentes até 17 anos. O Agendamento CadÚnico se destina a quem quer preencher o CadÚnico para pleitear os benefícios e serviços da assistência social no DF, tais como Bolsa Família e DF Sem Miséria, entre outros.

Quem tem direito ao Bolsa Família 2023
Para ter direito ao benefício, é preciso estar inscrito no Cadastro Único e ter renda de até R$218 por pessoa da família. Entretanto, quem ainda não é beneficiário e deseja solicitar o acesso ao programa precisa aguardar pela aprovação do sistema.