O que se fala no livro de crônicas?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Embora os livros de Reis e os livros de Crônicas cubram muito do período da história israelita, os livros das Crônicas enfatizam o reino do sul (Judá) e geralmente apenas mencionam o reino do norte (Israel) ao descrever o modo como interagia com Judá.

Crônicas lembra ao povo de Deus a continuar orando
Você quer que seu povo veja a necessidade de orar? Crônicas enfatiza repetidamente o valor da oração. Ao pregar o livro, você poderá demonstrar aos seus ouvintes a necessidade de buscar a Deus em oração, tanto individualmente quanto corporativamente.

I Crônicas
Alémda genealogia de Adão até Davi, estão relatadas as conquistas de Davi e seu filho Salomão. O livro conta as reformas promovidas por Josafá, Ezequias, e Josias, e ainda, sobre a grande parte do povo ter continuado fiel a Deus.

Esdras

De autoria incerta, a tradição judaica afirma que o livro de I Crônicas teria sido escrito por Esdras, por volta de 430 a.C., o qual tinha o propósito de resgatar os padrões de culto e de adoração a Deus no período após o cativeiro babilônico, resgatando assim a história do seu povo.

Com isso, o livro de 2 Crônicas começa contando como foi o governo de Salomão até a ruína de Judá e Jerusalém, como consequência do cativeiro. O grande objetivo de Esdras é mostrar o destino de Judá, o Reino do Sul, o qual ele considera essencial para a história da redenção.

A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs. Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano. Ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.

As crônicas partem de um acontecimento do dia-a-dia, como por exemplo, uma fila de banco, um passeio no parque, a espera do ônibus no terminal. O cronista não descreve simplesmente os fatos, ele os usa como ponto de partida para uma reflexão ou para o simples entretenimento do leitor.

Salomão consagrou também o meio do átrio que estava diante da casa do Senhor; porquanto ali ele ofereceu os holocaustos e a gordura das ofertas pacíficas; pois no altar de bronze que Salomão tinha feito não cabiam o holocausto, e a oferta de cereais e a gordura.

Crônicas é o nome de dois livros históricos do Antigo Testamento, antecedidos pelo livro de II Reis. São denominados de Primeiro e Segundo Crônicas, um possui 29 capítulos e o outro 36, respectivamente.

Ao longo dos 29 capítulos, conhecemos a genealogia do povo de Israel, desde Adão até os descendentes de Saul. Acompanhamos também a história da ascensão de Davi ao reino e todo o seu reinado em Israel. Durante o seu reinado, Davi conquista Jerusalém, antes ocupada pelos jebuseus, tornando-a capital.

A pátria em chuteiras é o título do livro de crônicas de Nélson Rodrigues, sobre futebol, de onde foi retirada a crônica “O escrete do sonho”.