O que se escreve na introdução de um trabalho?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

Ela tem o intuito de introduzir o assunto que será abordado pelo autor. De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura. Ou seja, ela é um convite para que o texto seja lido até o final.

A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições. A introdução não deverá possuir registros de resultados ou conclusões.

Introdução: Na introdução deve-se abordar claramente o assunto do trabalho, o objetivo, bem como fornecer alguns detalhes da sua elaboração, de como a pesquisa foi feita, entre outras. Pode-se também dar uma breve descrição sobre os tópicos do trabalho. Não se deve colocar conclusões na introdução.

O que é uma introdução? Indo direto ao ponto, introdução é o início de um texto. Ela tem o intuito de introduzir o assunto que será abordado pelo autor. De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura.

Introdução. A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação e deve conter cerca de 5 linhas. Essa parte tem o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que você vai discutir ao longo do seu texto.

Na introdução, você deve mencionar essas situações para cativar o leitor e, até mesmo, para explicar o que será abordado. Então, na conclusão, você pode retomar o que foi dito para mostrar e reforçar como os seus argumentos são capazes de compor essa resposta, ou solução.

Introdução: definição dos objetivos
Apesar de ser uma das partes iniciais do trabalho, a introdução deve ser escrita depois da sua finalização, porque só assim você garantirá que não esqueceu de inserir nada do que contemplou no seu desenvolvimento.

É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor. Nesta parte, é interessante usar palavras como “continue lendo”.

Em linhas gerais, podemos colocar que a introdução apresenta as idéias, a serem abordadas ao leitor, o desenvolvimento é onde se explanam essas idéias e se dão as respostas às perguntas ou indagações apontadas e na introdução, e a conclusão é onde ocorre o fechamento das idéias.

6 passos para criar uma introdução perfeita

  1. 1 – Pense na pessoa que seu texto deseja alcançar. ...
  2. 2 – Tenha em mente o objetivo do seu texto e a linha que você irá seguir. ...
  3. 3 – Faça uma contextualização. ...
  4. 4 – Crie uma boa tese. ...
  5. 5 – Apresente o tema. ...
  6. 6 – Utilize uma linguagem apropriada.

A introdução é o que motiva ou desmotiva o leitor a prosseguir com a leitura. Algumas características de uma boa introdução são: demonstrar valor e autoridade, gerar curiosidade e fazer uma promessa.

Na introdução devemos deixar claro para o leitor qual é o assunto do artigo dentro da área de conhecimento a que ele pertence, porque sua realização é importante (o que justifica sua realização) e qual novidade, em termos de conhecimento gerado, ele traz.

Quais são os tipos de introdução para texto dissertativo

  • Introdução Expositiva. A introdução expositiva é aquela que precede o texto dissertativo-expositivo. ...
  • Introdução Descritiva. ...
  • Introdução que aborda a problemática. ...
  • Introdução com retórica. ...
  • Introdução com contextualização histórica. ...
  • Introdução com citação.

A tese, como já foi citado anteriormente, é a ideia principal que será defendida pelo autor. Dessa forma, ela deve aparecer na introdução, ou seja, logo no início do texto, geralmente no final do primeiro parágrafo.