O que se aprende com poemas?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Confira: 1 – A poesia contribui para a formação do imaginário, do jogo simbólico e da criatividade. 2 – Poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária. 3 – Os poemas contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança, o mundo real e o simbólico.

Ao escrever poesias, nós aprendemos a usar palavras para expressar nossos sentimentos, o que nos ajuda a nos comunicarmos melhor com as outras pessoas. A poesia também nos ensina a ouvir e compreender o que os outros estão dizendo, o que é importante para construir relacionamentos saudáveis.

A importância da poesia na escola está na sua ação formadora, pois ela representa uma forma que ajudará a ampliar o domínio da linguagem e capacita o leitor na construção do conhecimento. Assim, o texto poético possibilita ao indivíduo conhecer a si mesmo e ao outro e ainda o mundo que está a sua volta.

Poema é um gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento. A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor".

A poesia tem o dom de nos enriquecer com palavras ao mesmo tempo em que brincamos com elas. Desta forma, a poesia pode prevalecer em nosso cotidiano como uma importante ferramenta de ensino, nos proporcionando um equilíbrio em uma sociedade que se apóia em conhecimentos científicos.

A poesia tem grande importância no âmbito escolar, pois ela pode apresentar experiências humanas que podem ser consideradas no que se refere ao conhecimento. Sendo a escola o local que tem o papel de formar o homem integral, composto de razão e emoção, ela também é lugar de poesia.

A leitura literária pode ser vista como uma atividade humana que proporciona ao leitor a capacidade de perceber que, no texto, há mais do que o que se diz explicitamente.

Esta prática pretendeu estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão por diferentes aspectos da linguagem, ampliando sensivelmente as possibilidades de comunicação, criando apreço pela leitura e despertando o interesse pela escrita, por meio de situações em que a criança possa expressar suas emoções, brincando e ...

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

As principais características dos poemas. Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.

A poesia, como qualquer outra forma de criação artística, é um dos pilares das humanidades. Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e da imaginação, o poema transmite conhecimento e valores humanos. Melhor ainda, ele molda o ser humano, de corpo e alma. A arte não raciocina.

A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade permitem a descoberta da linguagem escrita. Um poema permite que se lancem múltiplas leituras sobre ele, pois não é um texto de compreensão e significação estanques, únicas.

Como apresentar poemas para crianças? Veja dicas!

  1. Use letras de músicas. ...
  2. Faça um desafio de rimas. ...
  3. Incentive a escrita criativa. ...
  4. Interprete o sentido de poemas. ...
  5. Leia poesia com as crianças. ...
  6. Brinque de reescrever finais de poemas.

Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.

A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema.