O que são rochas?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineraloides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas.

Rocha é uma associação natural de minerais (geralmente dois ou mais), em proporções definidas e que ocorre em uma extensão considerável. O granito, por exemplo, é formado por quartzo, feldspato e, muito frequentemente, também mica.

Rochas são estruturas sólidas constituídas por minerais e dispostas na litosfera. Elas são classificadas em ígneas, sedimentares ou metamórficas de acordo com sua formação. Os diferentes tipos de rocha são determinados de acordo com o seu processo de formação.

01) Rochas são agregados de minerais que formam a parte essencial da litosfera. São de três tipos: ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas. 02) Minerais são massas inorgânicas naturais de composição química definida, com um ou vários tipos de cristalização, encontrados na crosta terrestre.

A classificação dos tipos de rochas, conforme sua gênese, é em ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares.

Em linguagem popular pedra é o termo genérico utilizado para denominar todo componente sólido da crosta terrestre. Em geologia o termo utilizado para denominar este material é rocha ou mineral.

O termo rocha é usado para descrever uma associação de minerais que, por diferentes motivos geológico, acabam ficando intimamente unidos. Embora coesa e, muitas vezes, dura , a rocha não é homogênea. Ela não tem continuidade física de um mineral e, portanto, pode ser subdividida em todos os seus minerais constituintes.

Acesso em:

  • Exercícios sobre rochas.
  • Ciclo das Rochas.
  • Rochas Metamórficas.
  • Rochas Magmáticas.
  • Rochas Sedimentares.
  • Minerais.
  • Estrutura Geológica do Brasil.
  • Camadas da Terra.

De acordo com a estrutura, as rochas magmáticas podem ser maciças ou vesiculares (com cavidades sem preenchimento). Tanto o granito quanto o basalto podem ser consideradas rochas maciças. Granito: rocha magmática ácida, félsica, intrusiva, fanerítica e maciça.

Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão. A rocha magmática produzida recebe o nome de intrusiva.

As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas formas: fabricação do concreto (brita), material de revestimento, ornamentação (mármores), etc.

Podem surgir a partir das ígneas, sedimentares, ou até mesmo de outras rochas metamórficas. As rochas mais antigas são as ígneas e em sequência as metamórficas, datadas das eras Pré-Cambriana e Paleozoica, respectivamente.

Há dois tipos principais de rochas ígneas: intrusivas (ou plutônicas) e extrusivas (ou vulcânicas). As rochas intrusivas formam-se no interior da Terra, quando o magma é empurrado para dentro de fendas ou entre camadas de rocha. Exemplos: granito, feldspato, turmalina, sienito, diorito, gabro, peridotito, basalto, etc.

rochas ígneas

As rochas ígneas ou magmáticas originam-se da solidificação do magma. As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma.