O que são habilidades administrativas?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Para Djalma de Oliveira, habilidade administrativa é o processo de visualizar, compreender e estruturar as partes e o todo dos assuntos administrativos das empresas, consolidando resultados otimizados pela atuação de todos os recursos disponíveis.

Confira as 7 habilidades do administrador

  • Aprender a tomar decisões difíceis. ...
  • Ter habilidade para negociar. ...
  • Saber agir estrategicamente. ...
  • Solucionar possíveis conflitos. ...
  • Ter uma boa comunicação. ...
  • Gerenciar o tempo. ...
  • Aprender com os erros.

Habilidades administrativas são qualidades que o ajudam a completar tarefas relacionadas ao gerenciamento de um negócio.

As chamadas “três grandes habilidadessão divididas entre: técnicas, humanas e conceituais.

  • 1 – Habilidades técnicas.
  • 2 – Habilidades Humanas.
  • 3Habilidades Conceituais.

Como vimos, conquistar a confiança da equipe, manter-se atualizado, trazer soluções inovadoras, agir de forma transparente e se preocupar com seus funcionários são algumas das habilidades de gestor que devem ser desenvolvidas para alcançar o sucesso!

Quais são as 4 funções da administração? As funções administrativas do empreendedor são, como dissemos antes, quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas elas estão presentes na gestão comercial, no planejamento financeiro e em qualquer outra área da empresa.

Habilidades são características de um indivíduo hábil. Ou, em outras palavras, são aptidões. Quando alguém é capaz de realizar uma tarefa bem feita, dizemos que essa pessoa é habilidosa.

Simplificadamente, podemos dizer que habilidade é a capacidade que uma pessoa tem de realizar algo. É a facilidade, ou o dom, de proceder diante de uma tarefa qualquer. Assim, quanto mais fácil você consegue lidar com uma exigência, mais habilidoso você é.

Dentre estas habilidades, a habilidade motivacional é o fator mais importante para que as pessoas se sintam engajadas no trabalho e comprometidas com a empresa. As habilidades humanas são cada vez mais importantes para os administradores em todos os níveis e em todos os tipos de empresa.

Exemplos de habilidades
Uma pessoa pode, por exemplo, saber cozinhar, jogar bola, fazer malabarismo, lavar roupas, pintar uma parede, entre outros. No entanto, existem algumas habilidades que são indispensáveis no exercício da gestão de desempenho.

Olha só!

  1. Inteligência emocional. A primeira grande habilidade comportamental a desenvolver é a inteligência emocional, ou seja, a capacidade de lidar bem com a variação das suas emoções. ...
  2. Agilidade para aprender. ...
  3. Liderança. ...
  4. Negociação. ...
  5. Pensamento crítico. ...
  6. Comunicação. ...
  7. Criatividade. ...
  8. Produtividade.