Qual a importância de um consultor?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Como já dissemos, o consultor tem a função de melhorar resultados e atingir certos objetivos empresariais. Para isso, é extremamente importante que ocorra, por parte dele, um entendimento profundo sobre a realidade da empresa e daquilo que se espera para o futuro.

Uma consultoria empresarial trará o conhecimento necessário para que o empreendedor utilize as ferramentas e indicadores corretos para conquistar os seus objetivos. Além disso, o consultor irá auxiliar o empresário a avaliar o sucesso ou o fracasso das ações implementadas e propor novas ações para a sua empresa.

Como falamos anteriormente, o trabalho de um consultor serve para resolver problemas gerenciais ou técnicos. Normalmente, ele levanta as necessidades do cliente, identifica os problemas, propõe soluções, implanta e viabiliza o projeto de acordo com cada profissional ou empresa que atende e, por fim, faz a avaliação.

Um bom consultor sabe ouvir
Para encontrar soluções adequadas para ele, o consultor deve ser capaz de identificar suas principais necessidades. Flexibilidade também são qualidades essenciais no ramo de consultoria. Para ter sucesso no setor, não basta identificar o problema e fornecer uma ou mais soluções.

A consultoria em gestão de pessoas consegue apresentar um diagnóstico direto e preciso das condições corporativas, aumentando os acertos e resultando em maior rentabilidade dos negócios. Essa terceirização é capaz de trazer as ferramentas mais adequadas para a solução dos problemas da empresa.

Ele pode enfrentar menores rejeições e ter uma maior aceitação dos funcionários. E o consultor interno é um funcionário da empresa, pode ser chamado de facilitador, pois elabora diagnósticos e procura soluções para os problemas da empresa.

O consultor atua de diversas formas, dependendo da demanda do cliente. Ele pode ser contratado para realizar uma análise de mercado, avaliar a estrutura organizacional da empresa, desenvolver um plano de negócios, identificar oportunidades de expansão, entre outras atividades.

Alguns tipos de consultoria para empresas

  • Consultoria de gestão empresarial. Esse é o tipo de consultoria que chamamos anteriormente de “geral”. ...
  • Consultoria de gestão financeira. ...
  • Consultoria de marketing. ...
  • Consultoria de vendas.

Muitas vezes, a consultoria se torna necessária quando a empresa precisa desenvolver um processo árduo para a recuperação financeira. Também é muito requisitada quando a empresa precisa viabilizar o crescimento através de uma série de ajustes organizacionais e não tem mais pessoas disponíveis para realizar a tarefa.

Desse modo, o perfil de consultor que se destaca é aquele que possui capacidade de trabalhar de maneira autônoma, independente. E de ter o chamado “jogo de cintura” para aplicar seu conhecimento em empresas de diferentes ramos, com gestores mais ou menos capacitados.