Qual o objetivo do RA?

Perguntado por: soliveira4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Seu objetivo é enriquecer a percepção do usuário, proporcionando informações adicionais, entretenimento e facilitando a interação com o mundo digital de forma integrada ao mundo físico.

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. Cada vez mais demandada, essa tecnologia se converterá em um negócio que vai movimentar, em 2020, cerca de 120 bilhões de dólares no mundo.

Ela permite, por exemplo, ver objetos virtuais no mundo real e construir uma experiência em que o físico e o digital não tenham distinção.

A tecnologia permite que as instruções de um manual sejam passadas de forma imersiva e prática. Um manual de papel pode ser de difícil compreensão. Mas, com a RA o usuário consegue visualizar os procedimentos sendo realizados passo a passo. Basta apontar a câmera do seu smartphone para o produto, por exemplo.

Ao usar um algoritmo de reconhecimento, o dispositivo procura cores, padrões e recursos semelhantes para determinar o que é o objeto e, em seguida, usando o tempo, o acelerômetro, o GPS e as informações da bússola, ele se orientará e usará uma câmera para sobrepor a imagem desejada no ambiente real.

A Realidade Aumentada (RA) (augmented reality) é uma tecnologia, que combina elementos do mundo real com elementos virtuais em 3D, permitindo a interactividade entre objectos (reais e virtuais) em tempo real.

Você sabia que existem vários tipos de realidade aumentada?

  • 1 AR baseada em Projeção.
  • 2 AR baseada em Localização.
  • 3 Delineando AR.
  • 4 Superposição baseada em AR.
  • 5 AR baseada em Marcador/Reconhecimento.

A realidade virtual permite que o usuário fique imerso em uma história, podendo interagir com o ambiente simulado, sem nenhum risco à sua integridade física ou mental. Dessa forma, não é à toa que ela vem sendo aplicada em diversos setores, inclusive na medicina para simular procedimentos cirúrgicos.

O conceito de 'realidade virtual' é creditado a Jaron Lanier, fundador da VPL Research Inc., que o cunhou, no início dos anos 1980, para diferenciar as simulações tradicionais feitas por computador de simulações envolvendo múltiplos usuários, em ambiente compartilhado.

A principal característica de um sistema de realidade virtual é o envolvimento humano através da imersão sensorial.

A realidade aumentada (RA) é um recurso que pode apoiar as estratégias de negócios em diferentes segmentos, como indústrias, construção civil e marketing. A RA proporciona experiências cada vez mais reais na realização de diferentes projetos.

A realidade aumentada é uma tecnologia que mistura imagens virtuais com o mundo real. Ela sobrepõe figuras à nossa visão do mundo físico e permite a nossa interação com elas. Um exemplo é o jogo Pokémon GO, no qual as pessoas caçavam criaturas virtuais pela cidade, mas elas só eram vistas na tela do celular.

A realidade aumentada pode ser utilizada em diferentes etapas e planos de aula no ensino superior. É possível, por exemplo, levar os alunos a passeios e explorar contextos históricos por meio de aplicativos dedicados.

Na verdade, a principal diferença está no seu objetivo. Enquanto a Realidade Virtual constrói o seu próprio mundo 100% digital e independente, a Realidade Aumentada não cria um novo ambiente, pelo contrário, utiliza do mundo real para incluir apenas objetos virtuais.

Processos internos
As empresas podem, inclusive, aprimorar a visualização de dados, ao usar a RA para disponibilizá-los quase em tempo real. Além do mais, essa tecnologia pode servir para desenvolver treinamentos que geram maior engajamento e aproveitamento para as pessoas colaboradoras.