Quais as atividades de consultoria?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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A consultoria nada mais é do que um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa. A finalidade da consultoria é levantar as necessidades do cliente, por meio de diagnósticos e processos, identificar soluções e, então, recomendar ações de melhoria.

A consultoria na administração de empresas, por exemplo, compreende serviços como assessoria, orientação e assistência operacional para a gestão do negócio prestados a empresas e a outras organizações, planejamento, organização, reengenharia e outras.

Alguns tipos de consultoria para empresas

  • Consultoria de gestão empresarial. Esse é o tipo de consultoria que chamamos anteriormente de “geral”. ...
  • Consultoria de gestão financeira. ...
  • Consultoria de marketing. ...
  • Consultoria de vendas.

Por isso, existem diferentes tipos de consultoria, sendo elas:

  • consultoria especializada em áreas ou setores específicos;
  • consultoria estratégica;
  • consultoria de gestão de riscos;
  • consultoria financeira;
  • consultoria de marketing;
  • consultoria de inovação.

Infelizmente, atuar com consultoria não é uma das atividades permitidas para a categoria de microempreendedor individual (MEI). Isso vale para qualquer área do conhecimento, seja em negócios, saúde, engenharia, construção civil, esportes, etc.

O que faz um consultor? O consultor pode ser visto como um facilitador. É um profissional especializado que ajuda empresas a alcançarem melhores resultados e a atingirem objetivos específicos. Ele ajuda a diagnosticar problemas e a propor ações para que possam ser solucionados.

A consultoria é um serviço de aconselhamento especializado, realizado por especialistas em determinada área, que orientam o cliente de forma a ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Quando falamos de consultoria, no dicionário temos a seguinte definição: ação ou efeito de (um especialista) dar parecer sobre matéria da sua especialidade. Para prestação de serviço a definição é a seguinte: Atividade desenvolvida por prazo determinado, mediante contrato e sem vínculo empregatício.

De forma simples e objetiva, podemos dizer que a consultoria se trata de um trabalho de análise, identificação de problemas e entrega de soluções. Assim, o consultor empresarial empresta todo seu conhecimento e experiência em determinada área para orientar gestores e líderes na resolução de questões.

Como se tornar um Consultor? Para se tornar um consultor, é necessário ter formação superior em uma área relacionada à consultoria, como administração, economia, engenharia, marketing, entre outras.

Consultoria em gestão de pessoas é um serviço em que uma empresa, especializada em gestão de pessoas, analisa o ambiente organizacional e propõe soluções para possíveis problemas relacionados aos colaboradores da empresa – falta de engajamento ou alto turnover, por exemplo.