O que quer dizer risco azul?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Azul: não urgente, ou seja, deve ser acompanhado no consultório médico ou no CAIS. São situações em que os pacientes podem aguardar até 240 minutos (4h) e são aconselhados a buscarem atendimento no CAIS em outro horário.

A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves. Essa identificação visual já é usada na maior parte dos equipamentos de saúde pelo mundo, como clínicas particulares e hospitais.

A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul identifica pacientes sem urgência, e que podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde.

A cor azul na classificação de risco é indicativa para casos não urgentes, com orientação para atendimento na unidade de saúde mais próxima da residência. Isso significa que o atendimento será de acordo com o horário de chegada ou serão direcionados às Estratégias de Saúde da Família ou às Unidades Básicas de Saúde.

O código azul tem por objetivo padronizar o atendimento imediato da Parada Cardiorrespiratória (PCR) aos pacientes adultos e pediátricos acolhidos no Pronto Atendimento, Centro de Diagnóstico por Imagem, Quimioterapia, Endoscopia, Berçário, Laboratório, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico/Sala de Recuperação e, ou ...

A divisão das cores

  • Verde define os riscos físicos.
  • Vermelho é para os riscos químicos.
  • Marrom abrange os riscos biológicos.
  • Amarelo, são os riscos ergonômicos.
  • Azul, associado ao risco de acidentes.

Dessa forma, as cores Verde (Risco Físico), Vermelho (Risco Químico), Marrom (Risco Biológico), Amarelo (Risco Ergonômico) e Azul (Risco Acidental) se tornaram populares e convencionais.

Não Urgente (até 360 minutos, se aguardar na UPA ou PA) – Azul: Caso de menor complexidade, sem problemas recentes.

Código Azul (CAZ)
reconhecimento de PCR pela equipe assistencial. médico emergencista do plantão; providenciar o carro de emergência à beira-leito; iniciar o atendimento de suporte básico de vida e, quando o médico chegar, atuar/auxiliar no suporte avançado de vida (Apêndices B e C). deverá ser imediato.

A cor vermelha indica emergências com alto risco de morte; laranja, casos muito urgentes; amarela, urgências moderadas; verde, urgências menores; e azul, não urgências.

Azul – Não urgente: espera de até 4 horas.

Azul: indica paciente sem urgência, aqueles que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nestes casos, o atendimento pode ser realizado em até 240 minutos.

Essa exigência considera, além da quantidade de colaboradores, o grau de risco da organização, que vai de 1 a 4 – em geral, hospitais são classificados como grau de risco 3.

código azul: acionado quando um paciente entra em parada cardiorrespiratória; código amarelo: acionado quando existe qualquer sinal de alteração clínica em um paciente de risco; código vermelho: acionado para demandar o atendimento imediato em pacientes com estado crítico ou risco de morte.

O que significa? "Código preto" é utilizado nos hospitais, mais precisamente nas salas de emergência, quando o fluxo de pacientes é muito alto e as acomodações estão muito lotadas. Isso significa que a equipe está toda muito ocupada para tratar de todos os pacientes, e alguns podem vir a morrer sem assistência.