O que quer dizer quando o gato coloca a pata no seu rosto?

Perguntado por: asales . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Assim como as pessoas, os gatos usam o toque físico para mostrar afeto. Muito provavelmente, o seu animal quer ser alimentado. Isto acontece especialmente de manhã, quando é acordado por ele. Se o seu gato quer tocar-lhe e depois fugir, está apenas a querer envolvê-lo num jogo.

Este movimento é comum nos gatos bebês enquanto mamam. As patinhas estimulam a produção de leite. Gatos adultos fazem isso inconscientemente, quando estão em uma situação agradável, tranquila e confortável.

Na verdade, essa atitude do gato de acordar as pessoas são porque eles reconhecem as pessoas como dono dele e querem dar atenção para o dono. A atenção também pode ser demonstrada por brincadeiras, comendo e colocar a pata no seu rosto.

Isso é muito semelhante à posição do pão, mas em vez de abaixar a cabeça, ele mantém a cabeça erguida e os dois pés da frente estarão apontando para a frente. Ele prefere ficar alerta o tempo todo, caso passe alguma coisa que ele queira evitar (ou pegar!).

Assim como os cães, os gatos sabem ler nossas expressões faciais com muita facilidade, e muitas vezes eles ficam nos encarando tentando adivinhar o que estamos querendo “falar” com as nossas expressões, nossos olhares etc. Os gatos pode ficar nos encarando por vários motivos: Pedido de atenção. Chamar para brincar.

Se o seu gatinho costuma passear entre as suas pernas, é sinal de que ele gosta muito de você e quer a sua atenção. É muito importante lembrar que esse hábito ajuda o pet a construir uma relação de cumplicidade com o seu tutor. Por isso, sempre que ele fizer isso, deixe-o fazer e dê toda atenção.

Para corrigir comportamentos pontuais, não é recomendado empurrar ou “bater” no gato, pois você, muito provavelmente, irá torná-lo mais agressivo. Se ele reagir agressivamente a um objeto, tente associar este objeto com alguma sensação agradável.

Desse modo, gatos dormindo com as pessoas da família é uma prova de amizade, carinho e amor. Assim, o pet mostra que entende que você dá lar, água e comida para ele, sem exigir nada em troca. Ao dormir em seus pés, ele demonstra agradecimento e busca cuidar de quem ama.

Para começar agressão é um crime, independente do animal. É proibido bater em qualquer animal. Se você tem um gatinho e de vez em quando quer dar aquela “palmadinha educativa” saiba que além de não funcionar vai afastar o gato de você.

A reação é tida como uma simulação de uma presa em fuga para eles. Dito de outro modo, dependendo da maneira como o carinho é feito, pode instigar os instintos comportamentais de caça do pet, o que não é de todo ruim. Entretanto, existem outras maneiras melhores, menos dolorosas e arriscadas de fazer isso.

Áreas para fazer carinho

  1. Cabeça. A maioria dos gatos aprecia carinhos suaves na cabeça, principalmente na região das orelhas e ao redor do rosto. ...
  2. Pescoço. A área do pescoço é uma região favorita para muitos bichanos. ...
  3. Queixo. Carícias suaves sob o queixo também são populares entre os felinos. ...
  4. Costas. ...
  5. Barriga.

Por fim, é importante lembrarmos que esse também é um sinal de carinho. Quando o seu animal chega ronronando e vai pertinho do seu nariz, pode ser que ele dê uma mordidinha de amor. Esse é um gesto que eles só fazem com pessoas que amam muito. Não se preocupe, pois não dói.

Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.