Quantas vezes posso ser bolsista do ProUni?

Perguntado por: ojaques7 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Se você atualmente é beneficiário do ProUni mas por algum motivo quer mudar de curso e não se encaixa nos requisitos de transferência (quer mudar completamente de área, por exemplo), pode tentar uma bolsa novamente sem problemas.

O candidato pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Quem já possui curso superior não podem se inscrever no Prouni, pois esse é um programa de bolsa de estudo destinado aos estudantes que estão ingressando em algum curso de graduação, de qualquer área do conhecimento, pela primeira vez.

Sim, quem já é bolsista do ProUni pode fazer o Sisu sem problemas, desde que tenha feito o Enem mais recente e apresente nota acima de zero na redação.

Beneficiário do PROUNI não pode acumular bolsa com vaga em universidade pública. Estudante de universidade particular beneficiado pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) não pode acumular a bolsa com vaga em instituição pública.

Caso você consiga uma nova bolsa, será preciso abrir mão de uma delas, já que não é possível acumular dois benefícios ao mesmo tempo. Se você já foi bolsista do ProUni e concluiu a graduação, não pode mais concorrer a uma bolsa do Governo. A regra é clara: quem já se formou não pode participar do Programa.

Você foi reprovado(a) e está com medo de perder a sua bolsa ProUni? Temos uma boa notícia: você pode solicitar a reconsideração da bolsa por até duas vezes. Abra a solicitação, informando os principais motivos que o(a) levarem a reprovação, pelo portal Requerimento/ ProUni: Reconsideração da bolsa.

Os candidatos contemplados com o Prouni estudam em faculdades da rede particular de ensino que aderem ao programa e, ao conseguir uma bolsa parcial, o estudante terá que custear a outra metade das mensalidades do curso, quem conseguir uma bolsa integral não precisará arcar com nenhum valor referente às mensalidades.

Consegui bolsa de 50% pelo Prouni, posso tentar 100%?
No entanto, estudantes com bolsa de 50% podem se inscrever no Financiamento Estudantil (Fies) para cobrir a outra parte da mensalidade. Assim, você pode pagar os valores após concluir sua graduação.

Durante o período de inscrição os candidatos podem visualizar as vagas destinadas a estudantes de escola pública. O ProUni, por sua vez, só tem cotas para candidatos pretos, pardos, indígenas e a pessoas com deficiência.

Quem tem bolsa do ProUni pode reprovar? Quem tem bolsa do ProUni precisa de aprovação mínima em 75% das disciplinas de cada período/semestre do curso, podendo reprovar em 25% delas. A instituição não pode cobrar nenhuma taxa para que o estudante faça novamente a matéria.

Em caso de perda da bolsa do Prouni, seja por baixa frequência nas aulas ou desempenho abaixo de 75%, o estudante pode tentar uma vaga novamente no futuro.

Então, recapitulando: anteriormente a esse decreto, os candidatos só podiam usar as notas do ENEM do ano anterior para tentar uma vaga via PROUNI. No PROUNI 2023, pode usar a nota de anos anteriores do ENEM, desde que sejam os anos de 2021 e 2022.

Além da não renovação, os alunos bolsistas podem perder o ProUni caso sua aprovação seja menor que 75% durante aquele semestre. Dessa forma, o programa incentiva o estudo e bom desempenho. Outras formas de perder a bolsa que devem ser evitadas são: não apresentação de documentos que comprovam a renda familiar.